O estado da Bahia é o segundo estado mais visitado do Brasil pelos turistas. Não há dúvida de que muitos vão invejá-lo para passar su feriado na Bahia. Bahia, com suas milhas de litoral intocada, seu deserto e seus montanhas, tem muitos recursos que deleitam a maioria dos turistas e locais. Bahia oferece várias paisagens que lhe permitem encontrar facilmente uma atividade para passar seu feriado com a família ou amigos: passeios de bicicleta, caminhadas, mergulho, …
Top 8 atividades para fazer na Bahia
1. Fazer bicicleta ou caminhadas em Chapada Diamantina
Um antigo paraíso para os pesquisadores de diamantes, a Chapada Diamantina é um parque nacional de 1500 km2 a oeste de Salvador da Bahia. Composto por montanhas que atingem o pico a 1700 m de altitude, é o lar de uma grande variedade de ecossistemas, alguns desertos como o Cerrado e a Caatinga, mas também as áreas de floresta úmida da Mata Atlântica, onde cultivam mais de 50 tipos de orquídeas, Bromélias, vinhas.
A Chapada Diamantina também contém espécies raras de animais, como o ripário gigante, o armadillo, inúmeras aves e cobras. De grande beleza, suas paisagens de rocha kárstica são uma reminiscência do Grand Canyon e Monument Valley nos Estados Unidos!
Ainda não muito turístico, o parque oferece excelentes rotas para caminhadas e mountain bike, de acordo com seus desejos. As trilhas abertas no momento dos “garimpeiros” (pesquisadores de diamantes) são hoje trilhas maravilhosas para caminhadas. Recomenda-se escolher a trilha que leva à Cachoeira de Fumaça, a maior queda no Brasil. Seu nome vem do véu de gotículas que se forma quando a água cai 400 m de altura. Você não vai se arrepender da vista! Você já sabe o que fazer para seu próximo feriado na Bahia.
2. Ir à praia de Jericoacoara
Jericoacoara, “Jeri” para os regulares, é um pequeno paraíso, pois não há muitos no planeta. Acessível apenas pelo mar ou atravessando as dunas, Jeri resiste ao turismo em massa apesar da crescente notoriedade. Sua praia foi votada entre as 10 mais bonitas do mundo em 2016.
Nós não escondemos que esta praia é muito popular e você não estará sozinho! vila de pescadores tradicionais, Jericoacoara não tem ruas pavimentadas, uma vaga lá pés na areia … Entre julho e setembro, o destino torna-se o ponto de encontro para os amantes sandboard de kitesurf e windsurf, que se beneficiam de ventos constantes ao longo da costa.
A praia é um lugar verdadeiro para morar em Jericoacoara. Seus habitantes se encontram lá para conversar, praticar capoeira ou yoga. Os arredores da aldeia valem o desvio e a melhor maneira de descobri-los é o buggy. Durante as suas férias, você pode desfrutar de muitas excursões: uma das mais desportivas é bater nas dunas, algumas das quais são mais de 40 m de altura!
Também recomendamos natação: Lagoinha praias (a mais bela), Pedra do Melo Carnaubinha, Barra, Pericoara … oferecer infinitas possibilidades!
Não temos dúvidas de que você encontrará uma atividade que se adequa a você enquanto passando seu feriado no Jericoacoara.
3. Passe seu dia na Cachoeira do Buracão
A Cachoeira do Buracão é uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada Diamntina no extremo sul do parque. você gosta de aventura, recomendamos passar seu feriado na Cachoeira do Buracão
Para chegar a Cachoeira do Buracão, você terá que ir a Ibicoara. Recomendamos que você levante-se cedo (7h de carro de Salvador da Bahia). De Ibicoara, você terá que fazer uma caminhada de 1 hora para chegar ao cânion. Tenha cuidado, a rota da caminhada corre ao longo do rio e tem alguma desigualdade. Planeje bons sapatos!
Após a sua caminhada, você vai encontrar-se cercado por rochas de frente para a entrada do cânion. Você verá uma pequena estrutura com coletes e cordas. O uso do colete é obrigatório, mesmo para aqueles que podem nadar. Você vai caminhar até o fundo de um enorme e lindo cânion, com paredes molhadas. Uma vez na água, você terá que nadar entre as “paredes” do canyon, para o Buracão, o famoso grande buraco, uma enorme cachoeira de 85 m de altura e uma maravilha da natureza. Nós garantimos que você fará um feriado memorável neste feriado.
4. Desconecte-se na ilha de Boipeba
A ilhia de Boipeba é uma ilha longe de tudo acessível após 5:30 transporte de Salvador. A Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia. Boipeba é cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno e se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas. A poucas centenas de metros no mar, os recifes formam piscinas naturais com águas quentes e povoadas por milhares de peixes pequenos. Você pode passar o seu feriado contando peixes.
Em virtude do patrimônio natural, a região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade e a ilha está integrada à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba.
Boipeba é o local perfeito para viajantes que preferem passar as suas feriados mais próximos da natureza e buscam a paz para relaxar e descansar. O lugar é ideal para desconectar-se por alguns dias e curtir suas praias desertas na sombra dos coqueiros e fazer belos passeios a pé, de lancha ou de canoa.
5. Conheça os animais do Parque Zoobotanico Getúlio Vargas
Em plena área urbana da cidade de Salvador, o Zoológico de Salvador é considerado um centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna brasileira. Hoje, o Zoo mantêm sob seus cuidados 1629 animais, divididos em 158 espécies (84 espécies de aves, 40 espécies de mamíferos e 34 de répteis) e dessas, 92,4% são brasileiras. Dentre as 158 espécies, 34 delas estão ameaçadas de extinção em seu ambiente natural.
O Zoológico de Salvador é um destino perfeito para passar seu feriado com sua família. Além disso, a admissão é gratuita.
6. Descubra o mundo subaquático da Ilha dos Aquarios
A Ilha dos Aquários é situada entre Porto Seguro e Arraial d`Ajuda. Uma fantástica área verde e composta por vegetação nativa, exótica (manguezal e restinga). Palmeiras, coqueiros e bromélias, valorizados por uma iluminação cênica. Entre trilhas e labirintos, oferece ao visitante, uma experiência com atmosfera de mistério e magia.
Um passeio que vale a pena, seja qual for a idade do visitante. Seja você com familiares ou amigos, não se arrependerá de passar seu feriado na Ilha dos Aquários.
Há tanques com tubarões, diversos peixes e moreias, que são a razão do nome da Ilha e são muito interessantes de observar. Ver um mergulhador alimentar os tubarões é uma das atrações nos aquários. Porém, há outras atividades legais: teatro infantil com palhaço (que interage bem com as crianças), aulas de circo (equilibrar pratos girando, malabarismo, skyline), banda de forró para os casais, banda de axé e funk para os jovens, além de várias opções de comida e bebida (desde pastel de feira até comida japonesa). Cada atração fica em lugares diferentes, então é só procurar o canto que mais te agrada e aproveitar. Nosso conselho é ir de tênis, não só pela caminhada pela Ilha, mas também porque o acesso se dá por uma embarcação, e o piso irregular do porto e do barco dificultam quem usa salto.
A ilha não é a melhor opção para dias de chuva, porque boa parte das atividades é ao ar livre. A cada 20 minutos há barcos levando gente para ir e vir, então para quem só quer aproveitar as bandas de axé e de forró, compensa ir mais tarde. Do mesmo modo, quem quer ir embora mais cedo, tem essa opção.
7. Divirta-se no Eco Parque Arraial d’Ajuda
Se você quiser se divertir com família ou com amigos, aconselhamos você a passar seu feriado no Eco Parque Arraial d’Ajuda. Pagará (R $ 120 para adultos e R $ 90 para crianças), mas garantimos que você terá um bom tempo.
O Eco Parque oferece atrações para todas as idades, os brinquedos vão desde escorregas e piscinas para crianças, incluindo parquinhos para os mais novos, até escorregas com 20 metros de altura, tirolesa, arvorismo e muitas outras atrações que garantem a adrenalina e diversão para todos.
As famílias têm atrações que vão desde piscinas de ondas, rio de correnteza lenta, projeto Coral Vivo (onde podem obter todas as explicações sobre os corais locais, além de um mostruário dos corais vivos) e, como se não bastasse, ainda há caiaques, pista para quadriciclo, parede de escalada e os mais diversos brinquedos para todos os gostos.
8. Tenha um tempo relaxante na praia do Porto da Barra
Se você mora perto de Salvador e quer passar umas férias relaxantes, aconselhamos você a ir ao Porto da Barra para pedir sua toalha.
É a Praia mais próxima do Centro de Salvador, Porto da Barra tem águas limpas e piscinas naturais, o que faz dela uma das mais procuradas aos sábados e domingos por baianos, turistas, ambulantes….
Tem uma belíssima vista para Baia de Todos os Santos. São 600 metros de praia e esta localizada próxima ao Farol da Barra.
Para os mais atléticos, você tem a oportunidade de praticar vários esportes náuticos, como o windsurfe.
Calendário feriados na Bahia
Para aproveitar todas essas atividades, verifique o calendário dos feriados em seu estado