Top 6 curiosidades da Semana Santa

curiosidades semana santa

Muitas curiosidades e anedotas estão relacionadas com a Semana Santa. Em torno deste festival cristão há muitas histórias e fatos curiosos que você pode nunca ter ouvido, mas você se perguntou, por exemplo, por que há pessoas vestidas nas ruas durante a Semana Santa? Ou porque você come muitos doces durante a Semana Santa? Holidays Mexico decidiu investigar os mistérios sobre a Páscoa e dar respostas às suas perguntas.

Por que vemos pessoas disfarçadas nas ruas durante a Semana Santa?

As famosas representações da paixão e morte de Cristo, que vemos todos os anos nas milhares de procissões celebradas no Brasil, encontram sua origem em eras passadas. Na Idade Média, muitas apresentações de teatro foram realizadas. As famosas performances teatrais medievais começaram nas igrejas e depois foram exibidas nas ruas.
Os atores iam de uma cidade para outra viajando dia e noite em carros e uma espécie de plataforma retangular que transportava doze pessoas. Os atores interpretaram Jesus, Maria, José, os evangelistas e os santos. Estas viagens de atores de obras de natureza religiosa foram chamadas etapas. Com o tempo, essas plataformas estavam evoluindo para alcançar as etapas das procissões que conhecemos hoje.

Por que alguns se disfarçam como membros da Ku Klux Klan?

É muito comum encontrar pessoas em procissões vestido em um terno roxo escuro que chamar pouca atenção. Esta roupa é complementado por um cone alongado em forma de tampão, o “capuz”.
Relaxe, aqueles que usam nazarones não são racistas. O uso deste chapéu remonta ao tempo da Inquisição Espanhola. Em suas punições membros da Inquisição colocado na cabeça do condenado um chapéu ou acessório que foi desta forma. Nele diferentes cenas de crime aludindo ao condenado tinha cometido eles estavam fechadas. Segundo a tradição este acessório foi longa e apontou apenas porque desta forma o pecador estava mais perto do céu e Deus.

Além disso Nazarenos não só se destacam para este cornet em forma de chapéu, também chama a atenção para o fato completamente cobri-los da cabeça aos pés, incluindo o rosto. Isso também tem as suas raízes na Inquisição, como uma das punições foi que as pessoas que atuaram contra a religião teve que cobrir o peito, costas e rosto, como penitência para que sejam perdoados.

Por que procissões são realizadas durante a Semana Santa?

A chegada da Semana Santa traz dezenas de procissões que enchem as ruas do México. Estes são desfiles religiosos com os quais os cristãos comemoram a paixão e a morte de Cristo.

Origem das procissões

As procissões tradicionais que vemos na Páscoa têm sua origem nas procissões que, desde a antiguidade, foram realizadas em todas as cidades e religiões. Os judeus já realizavam procissões na Páscoa, Pentecostes e as Festas dos Tabernáculos, e os primeiros cristãos se reuniram para levar os corpos dos mártires ao Sepulcro.
É verdade que as procissões da Semana Santa, como são feitas na Espanha, têm uma grande semelhança com as celebrações dos triunfos romanos e é possível que, após o Renascimento, algumas dessas ornamentações de triunfo tenham sido incorporadas ao ritual processional.

Significado das procissões

A participação em uma procissão significa um tributo e um reconhecimento público a Jesus, à Virgem ou aos santos portadores de uma.
Na Semana Santa, além disso, há um motivo penitencial: a procissão dos penitentes para limpar os seus pecados e mostrar publicamente o seu arrependimento. As luzes que eles carregam mostram que eles caminham em direção à luz que é Cristo e sendo um ato público de fé, é uma das mais sublimes manifestações externas e públicas com as quais se pede para melhorar.
A manifestação privada da fé se torna pública e as ruas se tornam uma Igreja. Daí a decoração das casas, a decoração das varandas e o silêncio que percorre cada esquina da Semana Santa.

Por que você não pode comer carne durante a Páscoa?

Durante a Semana Santa, os cristãos seguem a tradição de não comer carne vermelha na sexta-feira santa, alguns não comem na quinta-feira; existem até aqueles que preferem não consumir durante toda a semana.
De acordo com os ensinamentos da Igreja Católica, comer carne vermelha representa o corpo de Cristo crucificado e, segundo a tradição, os católicos comem peixe na Páscoa para cumprir as Sagradas Escrituras.
No Evangelho de João (21: 5) lê-se: “Então Jesus disse-lhes: Filhos, você tem algum peixe?” Eles responderam: “Não”. Desta forma, procuramos honrar os desejos que Jesus teve na vida no dia da sua morte.

De onde vêm os doces típicos da Páscoa?

Durante a Semana Santa, muitas pessoas vêem torrijas, pestiños e bolinhos da Quaresma. Certamente você já sabe, mas todos esses alimentos são ricos em açúcar e têm muitas calorias. Na Semana Santa, alimentos deste tipo são consumidos para equilibrar a ausência de proteínas de carne e superar o jejum sem dificuldades.
No passado, a maioria das pessoas que jejuava durante a Semana Santa trabalhava muito duro no campo, em um dia de 12 horas por dia, e precisava comer alimentos ricos em açúcar e calorias para realizar essas tarefas sem desbotamento. As proteínas do ovo e do leite são os substitutos da carne.
É por isso que a maioria dos doces consumidos durante a Semana Santa tem leite, açúcar e ovos como ingredientes principais.

Por que as pessoas compram palmeiras tecidas durante a Semana Santa?

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa no calendário cristão, sete dias de paixão e devoção que vivem nas ruas ao ritmo da passagem das irmandades. Este primeiro dia de celebrações, destaca-se porque as palmeiras cobram uma importância especial, uma vez que acompanham os fiéis na celebração da missa. Isso ocorre porque naquele dia os cristãos comemorar entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, ao passar sobre um jumento, o povo saiu para cumprimentá-lo com gritos, agitando palmas e ramos de oliveira, duas árvores na área.
Durante a missa na palma palmas domingo e galhos que carregam a igreja fiel que são abençoados e algumas pessoas até mesmo mantê-los para colocar em janelas e varandas durante a Semana Santa. Depois de quase um ano, devem ser retidos até a próxima celebração da quarta feira de cinzas, como este dia é que surgem quando queimando as palmas das mãos abençoadas utilizados no ano anterior.
Atualmente, os ramos tradicionais evoluíram para dar lugar a pequenas palmeiras para crianças, que são decoradas com chocolates e jujubas que os pequenos podem apreciar após a missa.
Padarias, lanchonetes e algumas barracas de vender esses ramos decorativos, cujo artesanato é feito com folhas de palmeira durante seu crescimento para cobrir o sol não adquirir o verde característico de palmas.

Não perca as datas da Semana Santa

Consulte nossos outros artigos sobre a Semana Santa

[metaslider id=1077 cssclass=””]