O Dia do Descobrimento do Brasil é comemorado em 22 de abril, e não é um feriado nacional. Esta data marca a chegada de treze navios portugueses vindos de Lisboa em direção as Índias.
História do Descobrimento do Brasil
O navegador espanhol Vincente Pinzón foi o primeiro explorador europeu a chegar ao Brasil. Depois de sua travessia transatlântica, ele tocou a terra perto do local atual de Recife em 26 de janeiro de 1500. No entanto, em decisões do Tratado de Tordesilhas (1494), que alterou a linha divisória estabelecida em 1493 pelo Papa Alexandre VI para delimitar os impérios português e espanhol, o novo território foi atribuído a Portugal. Em 22 de abril de 1500, o navegador Português Pedro Alvares Cabral chegou à costa brasileira também. Ele proclamou oficialmente a posse da região a Portugal. O território foi chamado Terra da Vera Cruz. Mais tarde, seria chamada Brasil. A escolha deste nome final origina da madeira “Pau-Brasil”, o primeiro recurso natural explorado pelos portugueses.
Em 1501, o navegador italiano Américo Vespúcio liderou uma expedição a este novo território, a pedido do império português. Durante suas explorações, Vespúcio encontra e nomeia muitos rios e baías, incluindo a do Rio de Janeiro.
A colonização do Brasil
Em 1530, o rei de Portugal, D. João III, o Piedoso, empreendeu um programa sistemático de colonização do Brasil. Recorrendo à escravidão, o português se enriqueceu com o cultivo de cana-de-açúcar e a extração de ouro e diamantes. A França, interessada neste novo território, tentou agarrá-la. As incursões francesas e de outras nações eram frequentes, o que constituía uma ameaça à posse da Coroa Portuguesa, forçando o rei D. João III a colocar o Brasil sob a autoridade de um governador geral. O primeiro foi Thomé de Souza. Chegou ao Brasil em 1549, estabeleceu um governo central, cuja capital foi fixada na nova cidade de Salvador da Bahia; reformou completamente a administração e a justiça. Para proteger o país da ameaça francesa, estabeleceu um sistema de defesa costeira. A importação de muitos escravos africanos e indígenas permitiu superar a escassez de trabalho local. Foi durante este período, em 1554 exatamente, foi fundada a cidade de São Paulo.
No ano seguinte, em 1555, os franceses, sob o comando de Nicolas Durand de Villegagnon tentam estabelecer uma colônia nas margens da Baía do Rio de Janeiro. Em 1560, os portugueses destroem a colônia e criam em 1567, a cidade do Rio de Janeiro. Com os franceses expulsos, o Brasil teria de resistir a ataques ingleses e holandeses frequentes até o meio do século XVII.
A expansão portuguesa no Brasil continuou para o interior, conduzida por missionários jesuítas, que progridem na Amazônia, e estabelecem as missões. O objetivo destas expedições, chamadas de “Bandeiras” era essencialmente a busca de minerais e capturar índios. Sob o reinado de D. José I de Portugal, Brasil passou por muitas reformas por iniciativa do Marquês de Pombal, Ministro dos Negócios Estrangeiros e o então primeiro-ministro da Guerra. Índios escravizados foram libertados, a imigração era encorajada e impostos mais baixos. Pombal diminuiu o peso do monopólio real sobre o comércio internacional do vice-reinado, centralizando o aparato governamental brasileiro, cuja sede foi transferida da Bahia para o Rio de Janeiro em 1763. Três anos antes, em 1760, como exemplo do que já havia feito em 1759 em Portugal, Pombal expulsou os jesuítas do Brasil. A razão oficial era o descontentamento popular com as influências jesuítas entre os índios e a crescente influência na economia.
Desde a colonização portuguesa até os dias atuais, os brasileiros seguem em luta por um pais melhor, dando valor às suas origens e a sua faceta multicultural.
Descobrimento do Brasil: dia 3 de maio o 22 de abril?
No início da história do Brasil até a Revolução de 30, a data comemorativa do descobrimento era no dia 3 de maio e era considerado feriado nacional. Esta data seria o dia que Pedro Alvares Cabral batizou a terra de “Vera Cruz”, logo após, mudado pelo rei Dom Manuel para “Santa Cruz”, por haver uma comemoração religiosa com o mesmo nome que ocorria em 3 de maio. Porém em 1817, o padre Aires de Casal, descobriu um documento, no qual fica evidente que Cabral chegara ao Brasil em 22 de abril, era uma carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Cabral.
Em que dia é este ano o dia do descobrimento do Brasil ?
Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do descobrimento do Brasil, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.
- Dia do descobrimento do Brasil 2015 : Quarta-feira, 22 de Abril 2015
- Dia do descobrimento do Brasil 2016 : Sexta-feira, 22 de Abril 2016
- Dia do descobrimento do Brasil 2017 : Sábado, 22 de Abril 2017
- Dia do descobrimento do Brasil 2018 : Domingo, 22 de Abril 2018