No dia 5 de Setembro é comemorado o dia da Amazônia. O dia da Amazônia foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.
Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, a Amazônia está presente em 9 estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.
Infelizmente o dia da Amazônia é considerado feriado apenas no estado de Acre.
Calendário Feriados Brasil conta a origem do dia da Amazônia, seu significado e como é comemorado no Brasil.
Origem do dia da Amazônia
O dia da Amazônia foi criado para chamar a atenção da população sobre a importância da floresta amazônica (o pulmão do planeta) para o meio ambiente. A data do 5 de Setembro foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas.
A Província do Amazonas foi criada em 5 de setembro de 1850, por um decreto de D. Pedro II após ser desmembrada da Província do Grão-Pará. A criação da Província tinha como escopo refutar as tensões geopolíticas que ocorriam nas fronteiras, especialmente com Peru e Bolívia, áreas sem qualquer registro demográfico e uma ameaça à invasão estrangeira.
Por causa disso, 5 de setembro foi a data escolhida para ser celebrado o dia da Amazônia, já que o estado do Amazonas abriga grande parte da Floresta Amazônica.
Atualmente, o estado do Amazonas é o maior em extensão territorial do país e possui um dos mais baixos índices de densidade demográfica, superior apenas ao de Roraima. O estado da região norte do país faz fronteiras com Pará ao leste; Mato Grosso ao sudeste; Rondônia e Acre ao sul e sudoeste; Roraima ao norte; além da Venezuela, Colômbia e Peru ao norte, noroeste e oeste, respectivamente
Signidicado do dia da Amazônia
A floresta amazônica reúne mais de 14 mil espécies de plantas e cerca de 20% da fauna de todo o mundo. Na Amazônia existem cerca de trinta milhões de espécies animais, sem contar com as ainda não catalogadas. São macacos de diversas espécies, como o barrigudo e o coatá, mamíferos aquáticos, como o boto e o peixe-boi, e animais terrestres, como esquilos, tamanduás e onças.
Trata-se do maior capital natural de que se tem conhecimento. O Brasil abriga um potencial imenso para a inovação verde, da produção de medicamentos a cosméticos.
Além de seu potencial científico e seu função de arca de noé para milhões de espécies, a Amazônia também serve o planeta, lutando contra as mudanças climáticas. Com seus 6 milhões de quilômetros quadrados de vegetação, estima-se que a floresta amazônica capture 10% do CO² global e produza 20% do oxigênio do mundo.
Não há dúvida de que a existência da Amazônia é vital para o nosso planeta. O dia da Amazônia deve ser dedicado a conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia para o Meio Ambiente e a presavar as riquezas da floresta amazônica. Vários perigos ameaçam a Amazônia e é importante alertar a população.
Os perigos que ameaçam a Amazônia
Expansão agrícola e criação extensiva de gado
As florestas amazônicas estão sofrendo com a demanda global por produtos agrícolas e de produção intensivos, como soja e carne bovina, à medida que milhões de árvores são abatidas anualmente para estabelecer as plantações e pastagens necessárias para essas atividades de alto impacto. . Novas pastagens ocupam 80% das áreas desmatadas na Amazônia, o equivalente a 14% do desmatamento global anual. Os incêndios usados para enriquecer os solos e delinear os campos geralmente crescem nas florestas próximas e a erosão através do escoamento de solos nus contamina os rios e seus ecossistemas aquáticos.
Extração ilegal ou insustentável de recursos naturais
A extração de ouro e outros recursos minerais valiosos, a exploração de petróleo, a exploração excessiva de florestas e a pesca excessiva atestam a atração dos recursos naturais da região. Os processos de mineração levam ao desmatamento, erosão do solo e contaminação da água (matéria em suspensão, mercúrio, resíduos). Em muitas partes da Amazônia, a mineração ilegal de ouro gera violência e poluição, em detrimento das comunidades locais.
As Mega-represas
A Amazônia agora é alvo de muitos projetos de mega-represas. Eles são destrutivos para o meio ambiente. Primeiro, porque interrompem o curso natural dos rios dos quais muitas espécies aquáticas dependem. Em segundo lugar, porque eles destroem enormes áreas florestais com excepcional biodiversidade floral e da fauna silvestre e porque invadem as terras ancestrais dos povos indígenas, muitas vezes forçados ao exílio trágico. Finalmente, porque liberam na atmosfera enormes quantidades de metano que escapam da água estagnada, um gás de efeito estufa 25 vezes mais poderoso que o CO2.
Comemoração do dia da Amazônia
No dia da Amazônia, , concertos não são organizados nos municípios do estado do Amazonas. Em vez de fazer a festa, os brasileiros são convidados a refletir sobre o meio ambiente e mudar seu comportamento para proteger a biodiversidade e a floresta amazônica.
Em vários municípios, são organizados debates. Eles tentam responder a várias perguntas sobre o meio ambiente : Qual o impacto das nossas escolhas culturais, sociais e econômicas no meio-ambiente? A floresta amazônica pode se transformar numa savana? Qual setor emite mais gases de efeito estufa: o agropecuário ou de energia elétrica?
No Bosque da Ciência, situado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), se organiza uma programação especial em homenagem ao Dia da Amazônia.
O evento reuniu uma série de atividades para aproximar leigos e curiosos do conhecimento científico e incentivar uma reflexão sobre as questões ambientais. Aulas de yoga, sessões de meditação pela Amazônia, exposição dos efeitos das mudanças climáticas e atividades interativas sobre a relação do homem com os recursos naturais fizeram parte do cardápio.
Também, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) organiza actividades en las escuelas para sensibilizar los jovenes al medio ambiente. Los profesores ensenan a los alumnos a plantar arboles y a cuidarlos para que crezcan.
Qual é a data do dia da Amazônia
Para não faltar os preparativos para celebrar esse data importante do dia da Amazônia, nos deixamos-te este cálendario oficial para cada ano.
- Dia da Amazônia 2015 : Sábado, 5 de Setembro 2015
- Dia da Amazônia 2016 : Segunda-feira, 5 de Setembro 2016
- Dia da Amazônia 2017 : Terça-feira, 5 de Setembro 2017
- Dia da Amazônia 2018 : Quarta-feira, 5 de Setembro 2018
- Dia da Amazônia 2019 : Quinta-feira, 5 de Setembro 2019
- Dia da Amazônia 2020 : Sábado, 5 de Setembro 2020