Dia do Comerciário

No dia 30 de Outubro é comemorado o dia do Comerciário, também conhecido como Dia do Comércio. Neste dia é comemorado a luta dos trabalhadores do comércio por melhores condições de trabalho e qualidade de vida.

Tenha cuidado porque em vários estados do Brasil aos mercados e lojas ficarão fechados no dia do Comerciário. De acordo com o Sindicato dos empregados do Comércio, a lei que proíbe estes estabelecimentos de abrir inclui os setores de roupas, joias, relógios, móveis, material de construção, açougues, óticas, supermercados e hortifrutis.

dia do comerciario feriado

Origem do Dia do Comerciário

A origem do dia do Comerciário nasceu no século passado e tem origem na luta dos trabalhadores do comércio por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Na década de 30, começaram a surgir as primeiras associações e uniões (que depois transformariam em sindicatos) de empregados no comércio e a luta dos trabalhadores contra os abusos a que eram submetidos pelos empregadores.

Nessa época, os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga, além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem.

Foi através das organizações dos trabalhadores que no dia 29 de outubro de 1932, cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram uma grande manifestação e seguiram em passeata em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

O Presidente de Republica acabou cedendo aos seus pedidos e assinou no mesmo dia o Decreto de Lei 4042, no qual se determinava que aqueles que trabalham com comércio só devem trabalhar 8 horas diariamente, além de ter descanso remunerado aos domingos.

Este fato transformou a categoria dos comerciários em precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. Como o decreto presidencial foi publicado no dia 30 de outubro, esse dia ficou marcado como o “Dia do Comerciário” e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.

Em 2013, a presidente Dilma Rousseff reconheceu a sua validade, mantendo viva a tradição de luta dos comerciários de todo o nosso país.

Foi para combater a exploração do trabalhador que, em São Paulo, no dia 15 de maio de 1941, foi fundado o “Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo” – que é hoje o Sindicato dos Comerciários de São Paulo”. Em outros Estados também surgiram sindicatos de comerciários.

Quais são os estados que concedem um feriado para o dia do Comerciário ?

O único estado que concede um feriado para o dia do Comerciário é Rio de Janeiro. O Dia do Comerciário é comemorado com um feriado estadual para os trabalhadores do comércio, na 3ª segunda-feira de outubro.

Parabéns comerciário! O comércio não abre, só os restaurantes! Bancos e órgãos públicos funcionam normalmente e tem aula.

Celebracão do dia do Comerciário

Todos os anos, o Sindicato dos Comerciários em todo o Brasil organizam festas no Centros de Formação Cultura e Lazer do Comerciário para comemorar o dia do Comercário.

O evento a cada ano vem se torna um ícone para rever as bandeiras de luta da categoria, lançamento da campanha salarial, rever amigos de longa data e unificar a categoria cada vez mais. A Festa do dia do comerciário é esperada por todos, por ser um dia de muita música, dança sorteios, shows, lazer, diversão e etc. É um dia dedicado para quem faz parte da história da categoria.

Qual é a data do dia do Comerciário ?

Para não faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do Comerciário, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.