Semana Santa 2019

Em que dia vai ser a Semana Santa este ano? Certamente, essa é a questão que a maioria dos católicos se questiona quando o mês de março se aproxima. De acordo com o calendário de 2019, a Semana Santa começará no dia 14 de Abril e terminará em 20 de Abril.

Já se perguntou por que a Semana Santa cai em datas diferentes? Na verdade, a data da Semana Santa é estabelecida de acordo com um evento astronômico. Todos os anos, a Semana Santa começa no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera.

Em 2019, o dia sagrado e a correspondência da data é :

Domingo de Ramos, 14 de Abril 2019
Segunda-feira Santa, 15 de Abril 2019
Terça-feira Santa, 16 de Abril 2019
Quarta-feira Santa, 17 de Abril 2019
Quinta-feira Santa, 18 de Abril 2019
Sexta-feira Santa, 19 de Abril 2019
Sábado Santo, 20 de Abril 2019
Domingo de Páscoa , 21 de Abril 2019

Feriados prolongados da Semana Santa 2019 Brasil

Na Semana Santa, não se trata apenas de religião, mas também de feriados prolongados. Em 2019 a “Sexta-feira da Paixão” cai no dia 19 de Abril. São três dias de folga para curtir perto de casa ou em uma viagem mais elaborada. Para aproveitar todo o clima da Páscoa há algumas opções de destinos nacionais que costumam celebrar a Semana Santa em grande estilo. Um deles é o combo Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. As cidadezinhas do interior gaúcho são famosas por sua arquitetura europeia e suas ruas repletas de flores, restaurantes e cafés deliciosos.

O que é Semana Santa ? Porque se celebra ?

A Semana Santa é a estação que precede a Páscoa. A Semana Santa é celebrada na religião católica para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, inclui quinta-feira santa e sexta-feira santa. A celebração termina com a Vigília Pascal, durante a noite do Sábado Santo até o Domingo de Páscoa.

A Semana Santa, também chamada Semana da Paixão, é chamada por causa da Paixão em que Jesus voluntariamente deu sua vida na cruz, para pagar o resgate pelos pecados de seu povo. A Semana Santa é descrita em Mateus 21-27, Marcos 1-15, Lucas 19-23 e João 12-19.

Ao longo desta semana, a morte, a paixão e a ressurreição de Jesus Cristo são comemorados, é um momento de reflexão e aproximação a Deus e onde cada dia algo diferente é lembrado e de acordo com a história, são seguidas certas tradições que devemos saber.

Em seguida, vamos detalhar cada um dos dias da Semana Santa

Domingo de Ramos

No domingo de palmeiras, é o primeiro dia. Representa a chegada de Jesus a Jerusalém em um burro. Ao chegar na Terra Santa, os fiéis o receberam com ramos de oliveira e palmeira como símbolo de uma fé renovada. O que você faz é ir à massa e abençoar um buquê. Estas palmeiras então se juntam e são queimadas na quarta-feira da cinza.

Segunda-feira santa

A segunda-feira santa é um dia importante na Semana Santa. A história conta que Jesus passou a noite em Betânia e foi ao templo. Ao encontrar isso convertido em um mercado, ele confrontou os comerciantes e vendedores e os expulsou do lugar. O templo é um lugar sagrado que deve ser respeitado. Neste dia, os cristãos católicos vão ao templo para adorar a Deus.

Terça-feira santa

Na terça-feira santa, o anúncio da morte de Jesus é lembrado. Um dogma cristão assegura que Jesus anunciou sua morte quando seus discípulos ofenderam a mulher que lavou os pés com perfume e os beijou. Ele a defendeu dizendo que tinha sido como uma preparação para o enterro.

Quarta-feira santa

A palavra de Deus, a bíblia sagrada diz que nosso Senhor Jesus Cristo foi entregue por um de seus apóstolos. No meio da Semana Santa, a traição de Jesus é lembrada. Judas, um dos seus discípulos, deu Jesus aos seus inimigos em troca de 30 pedaços de prata, tal como foi profetizado no antigo testamento.

Quinta-feira Santa, a Última Ceia de Jesus

Na quinta-feira Santa começa o Triduo da Páscoa da Semana Santa. Neste dia, a instituição da Eucaristia da Última Ceia de Jesus é comemorativa. O que é feito neste dia é assistir a uma Missa especial com um altar eucarístico exposto. Na missa é celebrada com uma lavagem dos pés e depois há mais celebrações até a Sexta-feira Santa.

Sexta-feira Santa

A sexta-feira Santa é um dia crucial na liturgia cristã, é o segundo dia do Tríduo pascal. Hoje, há muito tempo, Jesus recebeu a coroa de espinhos. Após sua prisão, ele foi submetido a um julgamento onde sofreu tortura aberrante. Judas, que o traiu, se arrepende e acaba a vida ao enforcar-se.

Este feriado é o único da Semana Santa, onde a Eucaristia não é celebrada. A Eucaristia, também chamada de Sagrada Comunhão, Ceia do Senhor, Fração de Pão, Santíssimo Sacramento, Mistérios Sagrados ou Santa Ceia, de acordo com a tradição das denominações católica, ortodoxa, copta, anglicana e luterana é o sacramento do corpo e de o sangue de Cristo.

Sábado Santo, Vigília de Páscoa

Este feriado encerra o Triduo da Páscoa; comemora Jesus no túmulo. Todos acreditavam que tudo acabou, mas sua mãe lembrou as palavras de Jesus: no terceiro dia eu ressuscitarei “. O que é feito neste dia é uma Vigília Pascal, uma das principais celebrações religiosas. Depois das 18 horas, é assistido esperando a chegada do Senhor.

Domingo de Páscoa

Este feriado é um dos mais importantes. A liturgia diz que nesse dia, Jesus saiu do túmulo. Eles são os discípulos de Jesus que descobriram o túmulo vazio. No caminho de volta, eles encontraram Jesus ressuscitado e começaram a espalhar as boas novas.

No domingo de Páscoa, Cristo triunfou sobre a morte e com isso abriu as portas do Céu para nós. Na missa dominical recordamos de forma especial esta grande alegria. A vela pascal é iluminada que representa a luz do Cristo ressuscitado e que permanecerá iluminada até o dia da ascensão, quando Jesus se levante para o céu.

Dia da Páscoa é um dia de celebração e alegria. Todos os proibidos da Quaresma são revogados.

Quando é a Semana Santa ?

Para não perder os preparativos para celebrar esta importante semana, deixamos o calendário oficial para cada ano:

Consulte nossos outros artigos sobre a Semana Santa

[metaslider id=1077 cssclass=””]