Ano Novo, o dia da confraternização universal é comemorado à meia noite do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro. Com a aproximação do final do ano, o sentimento de nostalgia e de festa é desencadeado. Todos excitados com os últimos minutos que vão nos aproximando de um novo começo cheio de esperanças e promessas. Na noite de 31 de dezembro, todos se reúnem em família ou entre amigos para festejar um novo ano que começa. Nos últimos minutos do velho ano, todos estão com suas taças de champanhe prontos para brindar e receber o novo ano.
Origem da celebração do Ano Novo
A tradição do ano novo começou em Roma, 46 A.C., para homenagear Janus, Senhor dos Portais – representa a dualidade: passado e futuro. Seu nome deu origem ao mês de janeiro, o mês onde estamos começando um novo ano, um novo momento, mas ainda tão próximo ao ano que passou. Júlio César decidiu consagrar uma festa para Janus, com um banquete, fazendo oferendas com medalhas de ouro e flores; o ano novo deveria ser recebido na alegria e com abundancia durante dez dias.
Alguns anos mais tarde, quem passa a chamar oficialmente essa noite de Ano Novo é o trigésimo terceiro papa, Silvestre I, contanto alguns historiadores atribuem simplesmente o dia 31 de dezembro à data de sua morte. Outro acontecimento importante nesta mesma data, é a mundialmente conhecida corrida de São Silvestre, que ocorre desde 1924 em São Paulo.
Brasil e suas festas de Ano Novo
No Brasil, a festa de Ano Novo, o Réveillon, é a celebração mais procurada pelos turistas estrangeiros e a mais esperada pelos brasileiros. Quando ė possível ver e conhecer um pouco da cultura e das raízes brasileiras. O réveillon é uma data cheia de tradições e simboliza o recomeço para muitas culturas e religiões. No Brasil, temos tradições católicas e de religiões afro-brasileiras para essa noite. É um momento de encontros de familiares e de amigos em todo o país, reunidos em suas casas, geralmente, vestindo roupas brancas, simbolizado paz e união. A cor da roupa escolhida para usar nessa noite é muito importante, pois significa o que você quer atrair para esse novo começo. Exemplo: Vermelho é paixão, rosa é amor, amarelo ou dourado é dinheiro, verde é esperança, azul é tranquilidade, lilás é intuição. Para a ceia, também existem tradições. Cada família brasileira segue e passa para seus filhos um costume; tendo cada alimento um significado na comemoração: frutas secas e castanhas simbolizam fartura na casa, mesa cheia para todos, abundância e prosperidade durante todo o ano; o arroz também significa abundância e prosperidade – cada família prepara seu arroz de formas diferentes podendo ser com frutas secas ou legumes; aves estão fora de muitas ceias de réveillon – algumas pessoas acreditam que não traz sorte tê-las na mesa, por estes animais ciscarem, o que remete a retrocesso, por isso são preparadas apenas carnes bovinas, suínas e peixes; lentilha é consumida para trazer boa sorte e prosperidade.
Para trazer mais sorte para o ano que se iniciara você pode comer doze uvas, uma para cada mês do ano, e para cada uma que você comer fazer um pedido. Não pode faltar uma boa garrafa de espumante para estourar e fazer muito barulho na virada do ano.
Muitas pessoas procuram passar as festas de final de ano nos litorais brasileiros, opções é que não faltam. A cidade do Rio de Janeiro é muito procurada, conhecida pelo show de fogos de artifícios que iluminam os primeiros minutos do ano que se inicia, outras praias e cidades do Brasil costumam iluminar os céus da virada com os fogos de artifícios também. Algumas cidades proporcionam shows musicais e nos litorais você pode ver algumas pessoas pulando as 7 ondas para reforçar a boa sorte e fazendo oferendas no mar para Iemanjá para que os problemas do ano velho sejam carregados para o fundo do mar e as ondas tragam sorte para o ano que esta começando.
Depois de praticar todos os rituais e tradições, vivenciar os momentos em família e entre amigos, saborear a ceia de Réveillon e estourar algumas garrafas de espumantes é hora de aproveitar e festejar esse novo começo. Feliz Ano Novo !
Em que dia é este ano o dia de ano novo ?
Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do ano novo, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.
- Ano Novo 2015 : Quinta-feira, 1 de Janeiro 2015
- Ano Novo 2016 : Sexta-feira, 1 de Janeiro 2016
- Ano Novo 2017 : Domingo, 1 de Janeiro 2017
- Ano Novo 2018 : Segunda, 1 de Janeiro 2018
- Ano Novo 2019 : Terça-feira, 1 de Janeiro 2019
- Ano Novo 2020 : Quarta-feira, 1 de Janeiro 2020
- Ano Novo 2021 : Sexta-feira, 1 de Janeiro 2021