Dia da Assunção de Nossa Senhora

No dia 15 de agosto, os católicos do Brasil se reúnem para celebrar a Assunção da Virgem. Esta data religiosa comemora a ascensão ao céu de Maria, mãe de Jesus Cristo, no final de sua vida na Terra.

Origem do Dia da Assunção de Nossa Senhora

O culto à Maria tem sido uma tradição popular, antes mesmo de ser fixada pela Igreja. As origens da Assunção não são baseadas em qualquer texto reconhecido da Igreja. O Novo Testamento não diz nada sobre a morte de Maria e não indica o lugar onde teria terminado sua vida. Segundo a tradição, Maria teria morrido em Jerusalém. Mas outra tradição diz que a Assunção ocorreu em Éfeso, a casa hoje conhecida como a casa da Virgem Maria.

A Festa da Assunção só foi oficializada pela Igreja muito tempo depois. Várias etapas marcam a integração da Assunção:

  • Em 431, o Concílio de Éfeso proclamou Maria Mãe de Deus.
  • No século VI, o imperador Bizantino, estende por toda a Igreja bizantina a Festa da Assunção em 15 de agosto, já celebrada em todo o Oriente. Nas Igrejas do Oriente (copta e bizantino) celebram a Dormição, também chamada de Dormição da Teotoco, o “sono” da virgem e da elevação da alma sozinha.
  • Apenas em 813 que a festa da Assunção é oficializada como um dia santo de obrigação para o império de Carlos Magno sob a influência do Papa Theodore.
  • Entre 1854 e 1950, o mistério da Imaculada Conceição – Maria livre do pecado original, é debatido no seio da Igreja. Em 1950, o papa Pio XII dá uma definição precisa da Assunção, que então se torna uma doutrina institucionalizada.
  • O concílio do Vaticano em 1964 conclui e melhora o culto a Maria. Em seguida, Maria tem o estatuto de mãe e filha da Igreja.

Dia da Assunção de Nossa Senhora

A festa da Assunção celebra tanto a morte, ressurreição, entrada para o paraíso e a coroação da Virgem Maria. A palavra vem do latim, assumere, que significa elevação. Maria foi “levada para o céu”, em corpo e alma. O uso da palavra marcar a diferença com a festa da Ascensão, que se levanta, e que se relaciona com a elevação de Cristo ao céu. Maria ocupa um lugar especial no cristianismo católico e ortodoxo por ter aceitou ser a mãe de Cristo, filho de Deus. Os Evangelhos citam muito pouco Maria, mas ela é considerada como a “serva” de Cristo, uma espécie de discípulo. Ela também é considerada como a primeira fiel, a primeira a ter colocado sua fé em Jesus. Como Jesus Cristo, Maria seguiu o caminho da condição humana e, portanto, não escapou da morte, e não cometeu qualquer pecado, ela foi recebida diretamente no céu. Ela ilustra, assim, o caminho prometido aos crentes: colocando sua fé no cristianismo, ela recebeu a vida eterna.

As celebrações do dia da Assunção de Nossa Senhora

Na véspera da Assunção, a missa é dedicada a leitura de três passagens do Antigo Testamento interpretados a partir do Novo Testamento, a fim de trazer o simbolismo da Virgem. No dia da festa da Assunção, uma missa é celebrada na maioria das igrejas católicas. Em algumas cidades são feitas procissões com a imagem da Santa.

Em que dia é este ano o Dia da Assunção de Nossa Senhora ?

Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do dia da Assunção de Nossa Senhora, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *