Carnaval

No Brasil, o carnaval é comemorado ao longo de cinco dias, de sexta a terça-feira seguinte, que é o dia antecede a Quaresma. O objetivo do carnaval é oferecer uma celebração antes dos 40 dias de período de privação que termina no dia de Páscoa, a celebração da ressurreição de Cristo. O carnaval brasileiro é um dos maiores festivais do mundo. A data do carnaval muda a cada ano de acordo com o calendário litúrgico. A data da Páscoa cai entre 22 de março e 25 de abril.

carnaval brasil

Origem do Carnaval no Brasil

Os carnavais durante séculos foram uma forma de celebração praticada pelos gregos em honra do deus do vinho. Os romanos assumiram essa tradição com festivais que se realizavam em honra de Baco e Saturnalia. Mais tarde, a Igreja Católica Romana fez desta tradição um festival antes da quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. O Entrudo é um festival português que é deu origem ao carnaval da cidade do Rio. Durante a primeira festa de carnaval no Rio de Janeiro, realizada em 1840, os participantes dançaram a polka e a valsa, o clássico samba brasileiro foi introduzido apenas em 1917.

Acredita-se que a palavra carnaval tem origem da palavra “Carne Vale” que significa “adeus à carne”. Isto tem a ver com a Quaresma é um período de 40 dias de privação de carne, álcool e todos os prazeres do mundo. Este costume católico começa na quarta-feira de cinza até a Páscoa. As celebrações do carnaval acontecem em todo o país por uma semana até quarta-feira de cinzas, tornando-se um dos eventos mais divulgados no mundo. As festas de carnaval mais famosas são da cidade de Salvador e do Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro com seus desfiles que acontecem por toda a cidade e, especialmente, no Sambódromo. Neste local,  especificamente concebido para acomodar as manifestações carnavalescas, doze escolas de samba competem durante 4 dias para o título da liga. Na cidade de  Salvador da Bahia, as festas acontecem nas ruas, os blocos de carnaval seguem os trios elétricos pelas tradicionais e antigas ruas da cidade.

Influências africanas no Carnaval

Na Itália, as antigas festas de carnaval eram, em sua maioria, bailes de máscaras, onde os trajes eram de grande importância. Esta tradição se espalhou rapidamente para outros países europeus, incluindo Portugal, levando esta tradição para o Brasil. Escravos africanos trazidos para as américas pelos portugueses foram uma grande influência no desenvolvimento do carnaval. Os africanos usavam  máscaras e fantasias feitas de penas, ossos, pedras e outros materiais para invocar os deuses e afastar os maus espíritos.

O samba no Carnaval

A música e a dança são associadas ao carnaval do Brasil desde 1917. O Samba que tem origem na África ocidental foi introduzida no Brasil pelos escravos que encontravam na música uma forma de reconforto musical durante os tempos difíceis. Com a abolição da escravatura, muitos escravos migraram para o Rio de Janeiro. O samba foi ganhando popularidade e compositores, músicos e dançarinos se reuniam regularmente para demonstrar seus talentos, o que levou à formação de clubes e associações que iniciaram competição uns contra os outros.

Estes grupos são a origem das escolas de samba. O primeiro desfile oficial ocorreu em 1932. Com o crescimento dos grupos de samba foi criado a associação das escolas de samba no Rio de Janeiro, que é a entidade que organiza os desfiles de samba. Em 1928, “Deixa Falar”, foi a primeira escola de samba a ser criada. Desde aquela época, as escolas de samba têm evoluído ano após ano para formar grandes organizações que se assemelham à empresas. As escolas estão equipadas com grandes infra-estruturas que lhes permitem se preparar em boas condições para cada Carnaval. A maioria delas tem uma grande importância nas comunidades onde estão .

Os principais carnavais do Brasil

Além dos desfiles exuberantes do Rio, muitas outras cidades em todo o país organizam festas por vários dias.

Carnaval em Salvador

Na cidade, centro da cultura africana, você irá encontrar uma festa muito animada e com pessoas do mundo inteiro. Em Salvador, capital da Bahia, o foco são as festas de rua , com uma multidão de pessoas agitadas, vestidas com seus abadás, blusas oficias que permite o acesso a áreas limitas para os foliões. Neste carnaval de rua, o maior do mundo, existem milhares de pessoas que seguem o som de trios elétricos, transportando grupos de músicos por toda a cidade. Grandes nomes da música brasileira se juntam para a alegria da multidão que os aguarda. A cada ano, convidados internacionais também estão presentes.

Carnaval de Olinda e Recife

Ambas as cidades oferecem uma festa mais casual durante o carnaval de Recife, capital de Pernambuco e a vizinha Olinda, uma cidade colonial declarada Património Mundial pela UNESCO. Em Olinda, você vai pular o carnaval com os tradicionais bonecos gigantes de papel machê desfilando nas ruas. No centro histórico de Recife, você vai encontrará uma das melhores festas de rua do país .

Carnaval de São Luiz do Paraitinga

A pequena cidade de São Luiz do Paraitinga, durante o carnaval, tem um grande aumento da população: de 10 000 a mais de 150 000 habitantes. Você vai encontrar um carnaval diferente, tudo gira em torno da cultura local. Você irá escutar as clássicas marchinhas da própria cidade.

Carnaval de Florianópolis

A cidade de Florianópolis é um dos destinos turísticos mais populares no Brasil. Nessa ilha do sul do Brasil você, além de  encontrar os clássicos desfiles de carnaval, poderá aproveitar seu feriado em uma das 42 praias da cidade e ir a  algumas festas com Djs internacionais. Em Santo Antônio de Lisboa você encontrara o mais antigo e tradicional carnaval de Florianópolis, com blocos desfilando pelas ruas entre a arquitetura açoriana tradicional, herança dos colonizadores portugueses.

Carnaval de Manaus

Como no Rio, as escolas de samba competem em grandes desfiles em um lugar que pode acomodar até 100 000 pessoas. O Festival Carnaboi celebra a lenda de um boi ressuscitado, cuja história é contada em música e figurinos extravagantes, na tradição amazônica e indígena.

Carnaval em Ouro Preto

Ouro Preto é um dos destinos eleito pelos jovens foliões do país. A cidade tem uma grande população de estudantes. Ouro Preto tem cerca de 300 repúblicas para estudantes, e cada uma organizar sua própria festa de carnaval. Os visitantes podem comprar um pacote incluindo bebidas ilimitadas, dormitório e acesso a todas às celebrações organizadas. A cidade tem seus tradicionais blocos de carnaval, como o Zé Pereira dos Lacaios, um dos blocos mais velho do país, ativo desde 1867.

Carnaval de Diamantina

Patrimônio Mundial da UNESCO, localizada em Minas Gerais e próximo de Ouro Preto, as festas acontecem nas ruas de Diamantina durante o Carnaval. Os tradicionais blocos como Bartucada e Bat-Caverna se reúnem na Praça do Mercado Velho, um palco é montado onde são realizados concertos gratuitos de artistas nacionais.

Carnaval no Rio de Janeiro

O espetacular carnaval do Rio de Janeiro tem seus holofotes voltados principalmente para o Sambódromo, onde acontecem os desfiles das escolas de samba. Você pode ficar nas arquibancadas, lugar o qual fica a maior parte das pessoas das comunidades das escolas. Nos camarotes, caríssimos, você vai esbarrar em celebridades nacionais e internacionais. Em vez disso, você pode aproveitar o carnaval com os foliões que se reúnem nas ruas da cidade. Não menos de 500 blocos diferentes que tomam as ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval.

Os desfiles de Carnaval

O desfile de Carnaval não é apenas um grande momento para a cidade, para as escolas as apostas são altas. As escolas são divididas em dois grupos: 12 delas pertencem ao Grupo Especial, enquanto outros oito compõem o Grupo de Acesso que ocorre sexta-feira e sábado. Durante todo o show, os juízes irão examinar cada escola para determinar se as regras são aplicadas, anotando nove critérios que vão desde o respeito ao ritmo, a beleza dos trajes, a composição do enredo e música composta pela escola. Após o desfile, as notas são reveladas, anunciando o vencedor do Carnaval.

Cada escola de samba tem entre 55 e 65 minutos, um minuto mais ou menos, perde-se pontos. Cada escola é dividida em alas intercaladas por cinco carros alegóricos. A comissão de frente, composta por seis a 15 pessoas, iniciando o desfile antes do primeiro carro alegórico. Cada escola deve apresentar um ala de baianas  com 50 mulheres vestidas com o traje tradicional da Bahia, elas devem girar suas saias coloridas. O mestre-sala e porta-bandeira tem a responsabilidade de representar sua escola, agitando a bandeira da escola. A bateria, grupo de percussão liderado pelo chefe da bateria, muito importante para a escola, ele que é responsável pelo cumprimento de ritmo. Outra estrela do show é a rainha da bateria. Muitas vezes, esse papel é desempenhado por uma celebridade. Durante todo o show de sessenta minutos, os vários membros da escola que estão desfilando devem cantar continuamente o tema escolhido.

O Carnaval do Brasil é mais que uma festa, é a celebração da cultura brasileira, é um momento no qual todos se juntam e aproveitam um momento de folga do dia-a-dia corrido e complicado. Uma festa que mostra ainda mais o sorriso e a simpatia do brasileiro para todo o mundo.

O carnaval esse ano é em que dia ?

Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do Carnaval, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *