Em 6 de janeiro é comemorado Dia de Reis, também conhecido por Epifania do Senhor, mas você sabe quem são os Reis Magos e por quê nós celebramos sua chegada ?
Epifania do Senhor
Epifania do Senhor ou Dia de Reis é um feriado católico que comemora a visita dos Magos ao menino Jesus. Epifania tem origem do grego: Epiphaneia, que significa “manifestação”. Esta data celebra a manifestação de Deus entre os homens. Em seis de janeiro de cada ano, comemoramos três grandes eventos de Cristo: a adoração dos Magos na cidade de Belém; o batismo de Jesus no Rio Jordão e o primeiro milagre de Cristo: água transformada em vinho. Epifania é a festa que celebra a manifestação de Deus aos homens. Deus é para ser visto, a humanidade é representada pelos Magos do fim do mundo. Deus entra no nosso mundo, na nossa história, tornando-se um de nós.
Origem da Epifania
Antes de ser associada com a religião cristã, essa data era uma festa pagã que coincidia com o solstício de inverno, ocorrendo doze dias após o culto de Mitra, também uma festa pagã do deus sol que era marcada para vinte e cinco de dezembro, após o calendário juliano ser imposto por César. O culto a Mitra durava doze dias e doze noites; durante esse período os demônios e feitiços restauravam o caos primordial para o renascimento do sol. Teofania é a festa oriental tradicional realizada em seis de janeiro. O antigo culto foi gradualmente trocado pela religião cristã tanto no Ocidente como no Oriente.
Quem são os Reis Magos ?
Na religião cristã, os magos são pessoas ricas e poderosas vindas de Belém para adorar a Jesus logo após seu nascimento. Como bons astrônomos, eles observam as estrelas e localizaram uma estrela que se movia de forma diferente. Eles interpretam isso como um importante presságio: o nascimento do salvador dos homens. Os magos seguiram o movimento desta estrela em particular e são levados para o estábulo onde Jesus nasceu. No caminho, eles trazem presentes muito simbólicos.
Estes Magos são Bilthisarea (Senhor dos tesouros), Gathaspa (O Branco) e Melchior (Rei da luz).
- Bilthisarea é descrito com um rosto negro, ele é descendente de Cam, filho de Noé e representa a Arábia. Dispõe de ouro (reservado para os reis), símbolo da realeza de Jesus.
- Melchior é descrito com o rosto asiático e representa a Índia. Ele oferece incenso (usado para honrar a Deus), símbolo da divindade de Jesus.
- Gathaspa por sua vez, representa a Pérsia e é descrito como um homem velho, de cabelos brancos. Ele oferece mirra (usado para embalsamar os mortos), símbolo do fato de que Jesus era também um homem e morreria na cruz.
Celebração do Dia de Reis no Brasil
Durante a missa da Epifania, o padre lê a passagem do Evangelho dedicado a este evento e faz uma bênção. O incenso é usado durante a missa em memória do incenso precioso oferecido a Jesus pelos Reis Magos. Esta data é comemorada em todos os lugares no Brasil, especialmente no Nordeste. No Recife, em Pernambuco, por exemplo, uma representação do desfile pastoral e o Bumba-meu-Boi são realizados.
Na Lapinha da Bahia, o festival evoca a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Um presépio vivo simboliza temas sociais. Os Reis são representados em trajes típicos e canções tradicionais. Após os rituais religiosos, quiosques instalados na parte da frente da igreja servem comidas típicas da região para a festa.
Em que dia é este ano o dia de Reis ?
Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do dia de Reis, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.
- dia de Reis 2015 : Terça-feira, 6 de Janeiro 2015
- dia de Reis 2016 : Quarta-feira, 6 de Janeiro 2016
- dia de Reis 2017 : Sexta-feira, 6 de Janeiro 2017
- dia de Reis 2018 : Sábado, 6 de Janeiro 2018