Dia do Professor

Ser professor é um dos trabalhos mais nobres existentes. O dia 15 de outubro é dedicado à esta profissão, para homenagear homens e mulheres que se dedicam ao ensino e agradecer-lhes pelo seu trabalho. O Dia Mundial do Professor é um dia internacional que visa ressaltar a importância do papel dos professores.

História do Dia do Professor

Em 5 de outubro de 1993, a UNESCO comemorou o primeiro Dia Mundial dos Professores, que, atualmente, é comemorado em uma centena de países. Os professores contribuem muito para o desenvolvimento do seu país, assegurando a transmissão de conhecimentos. Eles também desempenham um papel cívico importante porque o seu trabalho ajuda a manter a coesão social. A Unesco criou este dia para chamar a atenção dos governos sobre as más condições de trabalho que os professores devem, por vezes, suportar. Em todo o mundo, os professores trabalham, de fato, em condições muito especificas. Em alguns países, os salários são muito baixos ou inexistentes.

Dia do Professor no Brasil

No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I criou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto era bastante abrangente: descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida. Nessa mesma data, foram feitas homenagens a Santa Tereza de Ávila, nascida em na cidade de Ávila, na Espanha. Falecida em 1582, conhecida pela sua inteligência e conhecimento, sendo reconhecida como a Padroeira dos Professores. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal no dia 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Como é celebrado o Dia do Professor no Brasil?

Na maioria das escolas podemos ver alunos fazendo homenagens e celebrando este dia ao lado de seus metres queridos. Um dia de reconhecimento a esta profissão que se dedica a passagens de informações intelectuais e culturais, que nos mostram o início dos muitos caminhos pelos quais temos aqui passar, nos encorajando a todo momento.

Poesia aos Professores

Ele dá sem procurar receber
e não tem medo
e não quer riqueza
além da fortuna de ensinar.

Passa o tempo e pouco sobra
resiste a aula
resiste o ouvinte
apesar dos outonos e primaveras.

Palavras sábias ao
relento do abrigo
dos que crescem.

E é mais que vocação
é muito mais que dom
é ser professor!

Em que dia é este ano o dia do Professor ?

Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do Professor, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *