Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março.  A data celebra todas as mulheres por suas realizações, sem consideraras diferenças, sejam elas nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas. Esta é uma ocasião para fazer um balanço das lutas e realizações feitas, e mais importante, se preparar para o futuro e para as oportunidades que esperam as futuras gerações de mulheres.

Origem do Dia Internacional da Mulher

A origem deste dia está enraizada nas lutas dos trabalhadores e das mulheres pelo direito do voto, melhores condições de trabalho e igualdade entre homens e mulheres, que agitaram a Europa no início do século XX.

A criação do Dia internacional da mulher foi proposta pela primeira vez em 1910, na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, por Clara Zetkin. Porém, apenas em 1945, o Dia Internacional da Mulher se torna tradição no mundo.

Dia Internacional da Mulher é oficializada pelas Nações Unidas

A data é revista com o renascimento feminista dos anos 70 e o “Dia Internacional da Mulher” é oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 1977. A ONU formaliza o “Dia Internacional da Mulher”, convidando todos os países do mundo a dedicar um dia para a celebração dos direitos das mulheres e paz internacional.

Reunida em 16 de dezembro de 1977, a Assembleia Geral da ONU apela a todos os países do mundo a criar melhores condições e a eliminar a discriminação contra as mulheres, implementando sua plena participação na sociedade. Convidando todos os Estados a declarar, conforme o caso, de acordo com as suas tradições e costumes históricos e nacionais, um dia do ano pelos direitos da Mulher e da paz internacional. As Nações Unidas celebraram o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, pela primeira vez, durante o Ano Internacional da Mulher, em 1975.

Dia Nacional da Mulher no Brasil

A data é celebrada em 30 de abril. O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, através da lei nº 6.971, de 9 de junho de 1980, para homenagear Jerônima Mesquita, uma enfermeira brasileira que conduziu o movimento feminista no Brasil. Jerônima também foi a fundadora do Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inclusão da mulher em todas as áreas da sociedade. Jerônima Mesquita esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres. A data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida por ser o dia do nascimento desta líder e icônica cidadã.

Eventos para o dia da Mulher no Brasil

Nas grandes cidades do Brasil, podem haver manifestações nas ruas por melhores condições no trabalho, igualdade nos salários e principalmente por respeito. Ainda no século 21, as mulheres sofrem abusos e violências de diferentes formas, nas ruas e em suas casas. São também promovidas palestras, atividades e concertos.

Em que dia é este ano o dia da Mulher ?

Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante da mulher, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *