Para a maioria dos brasileiros, o domingo de Páscoa é uma das festas mais importantes do ano. É um feriado religioso, celebrado de diferentes formas pelo mundo, conforme o pais, cultura e religião. Nesta data, comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo. O domingo de Páscoa faz parte da Semana Santa, quando são relembrados a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo. É um feriado móvel, que a cada ano pode ocorrer entre os dias 22 de março à 25 de abril. A partir dela que são definidas as outras datas católicas. Desde a quaresma (40 dias antes da Páscoa), os religiosos começam a se preparar para o período da Páscoa.
Celebração da Páscoa
A celebração da Páscoa é um dos eventos mais importantes para o catolicismo. É a celebração do renascimento de Jesus, três dias após Ele ter sido crucificado. Sendo um momento fundamental para os cristãos. A história conta que após a morte de Cristo, três mulheres foram a sepultura onde foi deixado o corpo de Jesus, porém Seu corpo não estava mais presente. Um anjo aparece com uma mensagem, avisando sobre a ressurreição de Jesus. As mulheres avisam Maria e os Apóstolos da boa notícia. Ao anunciarem a novidade, Pedro e João correm para ver o túmulo e encontram apenas o tecido (linho) que estava envolto ao corpo. A dor e a tristeza que haviam tomado seus corações no dia anterior se transformam em alegria. Rapidamente, a mensagem é passada aos outros Apóstolos, chegando ao conhecimento de todos seus seguidores e discípulos. Eles aguardaram o grande momento de rever o Senhor.
A celebração da Páscoa no Brasil
A Páscoa é a celebração de paz e amor. É um momento para estar em família e é muito alegre para as crianças. É uma data muito celebrada, de diferentes formas. Missas, homenagens a data e atividades para as famílias.
O Domingo Santo inicia-se com missas pela manhã. Em algumas cidades, durante a eucaristia, são feitas encenações da Ressurreição de Cristo. Nesta época, são muito tradicionais as decorações de rua: por onde passará a procissão, são criados tapetes de flores, madeiras, café, farinha, e outros materiais que formam belas imagens como se fossem pinturas no chão. Uma decoração muito encontrada nas casas são os coelhinhos da Páscoa, que simboliza bons presságios. Para as crianças, o coelhinho significa a caça aos ovos. Uma diversão para elas e seus pais; é o momento em que são escondidos os ovos de Páscoa de chocolate e as crianças têm que ir em busca desses tesouros. Os ovos também têm seu significado: nascimento, riqueza e fartura.
No almoço deste domingo tão rico em tradições e rituais podemos encontrar nos pratos mais símbolos. O bacalhau e o cordeiro são os mais consumidos nessa data. Após a ressurreição de Jesus Cristo, em suas aparições, ocorreram fatos ligados aos peixes. O cordeiro seria Ele que foi morto para libertar o povo (rebanho). O vinho corresponde ao sangue de Cristo e foi servido aos discípulos na última ceia.
As missas, procissões e encenações tradicionais no Brasil mais conhecidas acontecem em Diamantina, Tiradentes, Congonhas, Mariana (Minas Gerais). A encenação da Paixão de Cristo que acontece em Fazenda Nova-Pernambuco desde 1950 com um cenário a céu aberto é muito famosa. Em Santana de Paraíba, São Paulo, também é feita a encenação de Paixão de Cristo com mais de 800 figurantes. Em Aparecida, ocorre a caminhada em direção ao Morro do Cruzeiro, atraindo mais de 5 mil pessoas. A Malhação de Judas acontece em Ouro Preto, Minas Gerais, um boneco feito de palha e trapos é enforcado e despedaçado a pauladas. Uma procissão acontece em ruelas no centro histórico de Paraty, Rio de Janeiro, apenas com tochas dos fiéis. Na cidade de Goiás, no centro histórico da cidade realiza-se a Procissão do Fogaréu com 40 homens encapuzados representando os soldados romanos a procura de Cristo, acompanhados por mais de 10 mil pessoas que assistem.
De onde vem a tradição dos ovos de Páscoa?
A tradição da troca de ovos de chocolate neste período vem da Antiguidade. Segundo a história, há cinco mil anos, os persas davam de presente, na primavera, ovos de galinha, símbolo de fertilidade e renovação, portanto, da felicidade.
Na Europa, o costume é uma tradição da Páscoa. Domingo de Páscoa marca o fim da Quaresma. Este período de jejum, uma vez altamente respeitado, proibia os fiéis de comer ovos. Durante os 40 dias de privação da Quaresma, os católicos eram proibidos de comer ovos e galinhas. A fim de vender o estoque acumulado de ovos, os fiéis faziam decorações e então davam de presentes. Décadas mais tarde, nos séculos XVII e XVIII, tornou-se moda nas cortes oferecer ovos ornamentados, às vezes contendo uma surpresa.
Por que comemos os ovos de chocolate na Páscoa?
A ideia de quebrar os ovos e esvazia-los antes de rechear de chocolate surge em torno do século XVIII. Entretanto, na década de 1830, o aparecimento de moldes combinados com técnicas de culinária democratizou os ovos de chocolate, cuja aparência vem se diversificando a cada ano. Hoje, a tradição continua. Independente da religião ou crença, é habitual oferecer ovos de chocolate.
De onde vem a tradição do coelho Páscoa?
A tradição dos ovos de Páscoa é frequentemente associada com a imagem do coelho da Páscoa. O coelhinho da Páscoa, na verdade, vem de uma lenda alemã. A história diz que uma mulher que pintou ovos para a Páscoa a seus filhos, um dia, decidiu esconder no jardim em vários ninhos. Quando as crianças descobriram os ovos, havia um coelho escondido dentro de um dos ninhos. Logo, pensaram que o coelho tinha trazido seus ovos e assim, começou a lenda do coelho da Páscoa. Seguindo os imigrantes alemães nos EUA no século XVIII, na Pensilvânia, a lenda se espalhou na América.
Como calcular a Páscoa ?
Você quer impressionar seus amigos dizendo-lhes quando Pascoa cairá em 2020. Dias Feriados lhe dá o truque para adivinhar quando o próximo dia da Páscoa cairá. O truque é simple, você deve dividir o ano por 19. Ao resto da divisão, some 1. Com isso, você consegue o número que mostra a data da lua cheia pascal. Procure o número na tabela abaixo, válida de 1900 a 2199. A Páscoa cairá no domingo seguinte.
Exemplo: 2017 dividido por 19 dá 106 e resto 3 que, somando 1, obtém-se 4. O número 4 remete ao dia 11 de abril, o que faz com que a Páscoa caia no dia 16 de abril.
1 – 14 de abril
2 – 03 de abril
3 – 23 de março
4 – 11 de abril
5 – 31 de março
6 – 18 de abril
7 – 08 de abril
8 – 28 de março
9 – 16 de abril
10 – 05 de abril
11 – 25 de março
12 – 13 de abril
13 – 02 de abril
14 – 22 de março
15 – 10 de abril
16 – 30 de março
17 – 17 de abril
18 – 07 de abril
19 – 27 de março
Quando é a Páscoa ?
Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do Páscoa, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.
- Páscoa 2015 : Domingo, 5 de Abril 2015
- Páscoa 2016 : Domingo, 27 de Março 2016
- Páscoa 2017 : Domingo, 16 de Abril 2017
- Páscoa 2018 : Domingo, 1 de Abril 2018
- Páscoa 2019 : Domingo, 21 de Abril 2019
- Páscoa 2020 : Domingo, 12 de Abril 2020
- Páscoa 2021 : Domingo, 4 de Abril 2021