Quarta-feira de Cinzas

Quarta-feira de Cinzas marca a entrada oficial na Quaresma, período de quarenta dias que termina com a Paixão e Ressurreição de Cristo, celebrada na Páscoa. Esta data pode cair em qualquer quarta-feira entre 04 de fevereiro e 10 de março, de acordo com a data da Páscoa. As cinzas provenientes dos ramos do ano anterior, queimadas para a ocasião, são colocados nas testas dos fiéis.

Por que as cinzas ?

A cinza é um símbolo. A sua função está descrita no artigo 125 do Diretório sobre a piedade popular e a liturgia
«O gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa de ser redimida pela misericórdia de Deus.»

Qual é o significado das cinzas?

A palavra cinza, que provém do latim “cinis”, representa o produto da combustão de algo pelo fogo. Esta adotou desde muito cedo um sentido simbólico de morte, expiração, mas também de humildade e penitência. A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

Na tradição bíblica, como na maioria das religiões antigas, as cinzas simbolizam a insignificância humana, sua fugacidade e precariedade. Assim, no livro de Gênesis: ” Estou corajoso para falar ao meu Senhor, eu que sou pó e cinza” (Gn 18, 27). Na Bíblia, rolar nas cinzas cobrir-se de cinzas ou sentar sobre a cinza é um gesto de penitência e conversão. Quando João pregou para o povo de Nínive para que eles se convertessem, “deslizou seu manto e cobrindo-se e sentou-se em cinzas” (Jonas 3: 6). No final do Livro de Jó, ele se arrepende de ter criticado a Deus e denegrido a Providência sem conhecer nada a respeito, após se arrepender e não ter dito fé diante dele: “Eu te conhecia, que boatos agora os meus olhos te viram. Além disso, eu me odeio e eu me repudio no pó e na cinza “(Jó 42: 6).

Qual é a origem da celebração da Quarta-feira de Cinzas ?

A origem remonta à Igreja antiga. Era um gesto aplicado aos penitentes, que marcavam sua entrada em um tempo de arrependimento para a reconciliação, comemorado na Quinta-feira Santa. Naquela época, o sacramento da reconciliação era celebrado apenas uma vez na vida. Considerado uma “segunda salvação” para os batizados que tenham cometido uma infração grave, foi precedida por uma penitência particularmente rigorosa, marcada pela mortificação corporal. A partir do século XI, o gesto da imposição das cinzas, parte de um rito menos rigoroso, foi estendido a todos os cristãos no caminho para a Páscoa.

Como é comemorado a Quarta-feira de Cinzas ?

A celebração é feita pela manhã ou à noite. Durante a liturgia, as leituras bíblicas falam sobre o arrependimento, conversão, mas também a ternura e da misericórdia de Deus. A imposição das cinzas é acompanhada por uma frase: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Evangelho de Marcos 1, 15) ou “Lembre-se que és pó e ao pó tornarás” (cf. Gn 3, 19).

“Esta fórmula antiga, que nos lembra de que somos mortais, pode ter sido mal interpretada, mas parece-me particularmente justa, diz o padre Patrick Prétot, Diretor do Instituto Superior de Liturgia (ISL) da Universidade Católica de Paris. A Quaresma é um caminho de vida, porque aceitamos a morte. É uma longa meditação sobre o dom da vida por Deus, para além da morte “. Para o padre Enzo Bianchi, “Arrependei-vos e crede no evangelho” enriquece o antigo significado do rito: “Receber as cinzas significa ter consciência de que o fogo do amor de Deus consome nossos pecados. “Consumido pela misericórdia de Deus, eles são de” pouco peso “. Ver essas cinzas significa confirmar a nossa fé pascal: um dia, seremos cinzas, poeira, mas destinados a Ressurreição.

A celebração da Quarta-feira de Cinzas no Brasil

A Quarta-feira de Cinzas não é uma ordem e, portanto, não é obrigatória. Nesse dia muitas pessoas costumam participar da Santa Missa, na qual os fies podem ser marcados nas testas com as cinzas – a pessoa não precisa ficar o dia todo com a marca, apenas o tempo que desejar. Algumas pessoas fazem o jejum ou apenas uma refeição ao longo do dia, não sendo permitido o consumo de carne. Normalmente, as pessoas que ficaram de folga na terça-feira voltam a trabalhar na quarta-feira após o meio dia.

O jejum e a abstinência durante a Quarta-feira de Cinzas

O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos.
O jejum e abstinência, atualmente, não se refere apenas a carne, mas pode ser substituída por outro tipo de mortificação ou de oferecimento, para crescimento espiritual próprio e para o bem do próximo.

Quando é a Quarta-feira de Cinzas ?

Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante da Quarta-feira de Cinzas, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.

Consulte nossos outros artigos sobre a Semana Santa

[metaslider id=1077 cssclass=””]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *