Quinta-Feira Santa ou Quinta-Feira da Paixão é a quinta-feira da Semana Santa, a semana anterior ao domingo de Páscoa. A Quinta-feira Santa é uma festa cristã que se celebra todos os anos e com a qual começa o chamado Tríduo Pascal, um período em que a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo é recordada.
A origem da quinta-feira santa
Na Quinta-feira Santa, os mexicanos celebram a instituição da Eucaristia na Última Ceia, a lavagem dos pés e a oração no jardim do Getsémani.
A Última Ceia e a instituição da Eucaristia
Segundo os Evangelhos, na Última Ceia Jesus encontrou-se com os doze apóstolos para se despedir deles antes da sua morte, o que ele já previra. Além disso, durante esta ceia, anunciou-lhes que um deles o trairia, implicando que era Judas Iscariotes.
No entanto, o momento mais transcendente da Última Ceia é o que a Igreja considera a instituição da Eucaristia, um dos sete sacramentos para os católicos.
Isto ocorre quando Jesus pega no pão, parte-o e distribui-o entre os convidados, dizendo: “Tomai e comei dele, todos vós, pois este é o meu corpo, que será entregue por vós. Depois toma uma taça cheia de vinho e diz: “Tomai-a e bebei-a, todos vós, pois esta é a taça do meu sangue, o sangue do novo e eterno pacto, que será derramado por vós e por todos os homens para o perdão dos pecados”.
E concluiu: “Fazei isto em memória de mim. Esta última frase é interpretada pela Igreja como a instituição da Ordem Sacerdotal, outro dos sete sacramentos.
Estas fórmulas pronunciadas por Jesus Cristo são as repetidas em cada Eucaristia no momento da consagração do pão e do vinho. Em cada Missa, portanto, o sacrifício do Calvário é renovado.
O banho de pés
A lavagem dos pés tem lugar durante a Última Ceia. O episódio é narrado na elevação de João (capítulo 13, versículos 1 a 15). A certa altura durante a Última Ceia, Jesus levantou-se da mesa, tirou a roupa, cingiu-se com uma toalha e deitou água numa bacia. Depois começou a lavar os pés dos seus apóstolos
O único dos doze que o interrogou sobre esta acção foi Pedro, que chegou mesmo a dizer: “Nunca me lavarás os pés”, pois ele entendeu que isto era uma humilhação do seu Senhor para com ele, seu discípulo. Jesus respondeu-lhe: “Se eu não te lavar, não tens nada a ver comigo”. Ao que Pedro respondeu: “Senhor, não só os meus pés, mas até as minhas mãos e a minha cabeça”.
Jesus realizou esta acção como um exemplo de serviço e humildade, ordenando aos lavados que fizessem o mesmo que ele tinha feito com eles.
Oração no Jardim do Getsémani
Após a Última Ceia, teve lugar outra das cenas desta Quinta-feira Santa recordadas pelos cristãos. Jesus saiu para o jardim do Getsémani para rezar, pedindo aos seus apóstolos que o acompanhassem em oração. No entanto, todos adormeceram, mais cedo ou mais tarde
É nesta oração agonizante de Jesus Cristo que ele vem dizer: “Pai, se estiveres disposto, retira-me este cálice”. Mas não se faça a minha vontade, mas sim a tua. Também definiu os seus sentimentos de angústia desta forma: “Sinto uma tristeza mortal”.
Após a oração, Jesus foi levado sob custódia por um grupo liderado por Judas Iscariotes, que o tinha entregado por trinta moedas de prata. Os quatro evangelhos dizem que neste momento o apóstolo Pedro corta a orelha direita com a sua espada de servo do Sumo Sacerdote. O Evangelho de João especifica que este servo é chamado Malchus. Jesus curou a sua ferida instantaneamente e ordenou a Pedro que embainhasse a sua espada, proferindo esta famosa frase: “Aquele que mata com ferro morre com ferro”.
Na Quinta-feira Santa, através dos vários actos e serviços religiosos, recordamos e celebramos todos estes acontecimentos e outros que ocorreram no dia anterior à morte de Jesus.
As celebrações da Quinta-feira Santa no Brasil
No Brasil, em muitas igrejas e paróquias a passagem é encenada de quando Jesus lavou os pés dos 12 apóstolos. Nesse dia, inúmeras procissões saem, as igrejas decoram os seus altares com flores, frutos, bandeiras e velas. Algumas pessoas começam a jejuar e outras deixam de comer todo o tipo de carne vermelha.
Em algumas igrejas as pessoas fazem as Estações da Cruz e a Visita das 7 Casas, onde se percorre o caminho seguido por Jesus: o Jardim das Oliveiras, a Casa de Anás, a casa de Caifás, o Pretório de Pôncio Pilatos, a casa de Herodes, novamente com Pilatos, e o Calvário.
Em que dia é este ano o dia da Quinta-feira da Paixão ?
Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante da quinta-feira da Paixão, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.
- Dia da quinta-feira da Paixão 2015 : Sexta-feira, 3 de Abril 2015
- Dia da quinta-feira da Paixão 2016 : Sexta-feira, 25 de Março 2016
- Dia da quinta-feira da Paixão 2017 : Sexta-feira, 14 de Abril 2017
- Dia da quinta-feira da Paixão 2018 : Sexta-feira, 30 de Março 2018
- Dia da quinta-feira da Paixão 2019 : Sexta-feira, 19 de Abril 2019
- Dia da quinta-feira da Paixão 2020 : Sexta-feira, 19 de Abril 2019
- Dia da quinta-feira da Paixão 2021 : Sexta-feira, 19 de Abril 2019