O dia de São João é comemorado na mesma data em que aconteceu o seu nascimento, 24 de junho. A data é celebrada com festas juninas em todo o Brasil. Nestas festas, podemos encontrar pratos típicos, decorações e roupas especiais para a data.
O dia de São João é feriado estadual em 2 estados no Brasil : Pernambuco e Alagoas.
Calendario Feriados Brasil conta a origem do dia de São João, seu significado e como é comemorado no Brasil.
Quem foi São João ?
São João, filho de Zebedeu, é um discípulo fervoroso de Jesus que conta, como seu irmão Tiago, entre os doze apóstolos da religião cristã. Ele nasceu por volta de 10 dC e faz parte de uma família de pescadores que vivem na região do mar da Galiléia. Ele é autor de vários livros importantes da religião católica, incluindo “O Evangelho de João” e “O Apocalipse”.
Apelidado de “boanerges” (filho do trovão), João e seu irmão seguem os ensinamentos de João Batista durante a juventude. Ele os apresenta a Jesus de Nazaré como o Cordeiro de Deus, que convence os dois irmãos a segui-lo. João e Tiago participam de muitos eventos importantes na vida de Jesus, como a Transfiguração ou a Última Ceia, e serão até os confidentes a quem ele expressará suas preocupações no Monte das Oliveiras. Uma relação de proximidade é estabelecida entre Cristo e seu discípulo, a ponto de confiar a este último a responsabilidade da Virgem Maria na morte de Jesus.
A crença popular é que o imperador Domiciano levou João a Roma para encontrá-lo. Ele teria sido torturado, mas sua fé inabalável em Jesus Cristo teria permitido que ele escapasse ileso. O imperador decide exilar João para a ilha de Patmos, onde converte muitas pessoas maravilhadas com os milagres que realiza. Durante esse exílio, João tem uma visão de Cristo que o leva a escrever “o Apocalipse”, que é, de certa forma, um resumo da mensagem bíblica. Quando seu exílio finalmente termina, João toma a direção de Éfeso, onde teria escrito “O Evangelho segundo João”. Não há certeza quanto à data de sua morte, mas ela provavelmente teria ocorrido por volta de 100 dC.
A festa de São João
É celebrada todos os anos em 24 de junho, originalmente era uma festividade pagã. Foi celebrada antes do nascimento de Cristo entre os primeiros povos eslavos para abençoar a colheita. Esta festa foi cristianizada e, agora, é comemorado por todos no solstício de verão. Para comemorar as graças, fogos de São João, a luz do verão.
São João: Um festival pagão
A lenda diz que esta celebração iniciou no culto pagão de Ivan Kupalo, o deus sol, reencarnação e purificação da água, do amor, e da fertilidade. Os povos da Rússia comemoravam através do uso de grinaldas, jogando ervas em fogueiras, cantando, dançando, banhando-se em rios e envolvendo-se com os prazeres carnais.
São João: Um feriado agora cristão
Esta celebração era também a ocasião para fazer uma peregrinação à rocha de Ivan perto da aldeia de Meeksi na Estónia, que, segundo a tradição é conhecida por suas propriedades curativas para homens e animais. A partir da cristianização na Rússia, os deuses pagãos foram substituídos por santos. No quinto século, a Igreja Católica decidiu substituir a celebração de Kupalo por São João Batista. Na religião cristã, João Batista era primo de Jesus. Ele anunciou a chegada do Reino de Deus ao batizar as pessoas nas aguas do Rio Jordão. A escolha para substituir o dia de Ivan Kupalo por São João não é m acaso, Ivan em eslavo significa João e Kupalo quer dizer banhado. João Batista foi decapitado por ordem de Herodes, governador da Palestina, em 28-29 D.C. Desde a fusão entre hábitos pagãos e tradições cristãs, a celebração de São João tem lugar em 24 de junho, o seu aniversário.
Os rituais populares para o dia de São João
Alguns rituais surgiram ao longo dos séculos ao redor deste feriado. Para os amantes, o ato de saltar sobre o fogo assegura que o seu amor dure todo o ano. As mulheres solteiras eram vistas usando coroas de flor em suas cabeças como um símbolo de sua virgindade. Em cada região existia um ritual diferente para a data. Na França, por exemplo, as pessoas deviam andar ao redor do fogo 9 vezes para encontrar um marido ou esposa. Na Bélgica, para ganhar dinheiro durante todo o ano, era preciso jogar uma moeda para o fogo e, depois, encontra-la nas cinzas.
A festa de São João no Brasil
A festa de São João é uma das mais populares do Brasil. Em todos os lugares, danças, fogueiras e fogos de artifício são organizados. Uma das maiores festas do mundo acontece em Campina Grande na Paraíba, onde milhares de foliões dançam o forró, em torno de uma fogueira. Em Caruaru, cidade de Pernambuco, as pessoas fazem uma fogueira 12 metros de altura. Em Salvador, no antigo bairro do Pelourinho, decorações e iluminações são feitas especialmente para a data.
No Brasil, 24 de junho não marca o início do verão, mas a estação das chuvas e inverno. Assim, no “sertão” semi-árido Campina Grande e Caruaru, a festa é bastante ligada à chegada da chuva. Dia de São Joao importado da Europa pelos portugueses, foi enriquecido com as cores locais: a origem rural da festa. Recordada de forma lúdica nas festas das grandes cidades. As pessoas aproveitam a estação mais fresca do ano para comer e beber alimentos quentes, os quais são servidos quase exclusivamente neste feriado: quentão, canjica, bolo de fubá, arroz doce, pamonha, maria mole, entre outras delícias. Em todas as cidades, há sempre bandeirinhas coloridas para enfeitar as ruas. Nas celebrações, algumas pessoas se vestem como “caipira” – um caráter rústico presente no imaginário de todos os brasileiros. Meninas se vestem de vestidos coloridos decorados com rendas e fitas, sardas feitas com um lápis de maquiagem e para os meninos bigodes são desenhados. Os homens continuam a usar uma camisa xadrez, uma calça remendada e um chapéu de palha.
Como se vestir para o dia de São João ?
Com as festas juninas chegando já é hora de tirar a roupa colorida do armário !
A indumentária tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos e chapéu de palha; para as mulheres o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha, com jeitinho de caipira.
Na hora de escolher o traje para dançar quadrilha o que vale mesmo é escolher um look bem colorido: xadrezes, florais grandes e pequenos, listras – misture tudo! O mix de estampas é uma das características da roupa caipira.
O chapéu de palha não pode faltar, principalmente para os meninos. Já as mulheres podem fazer as clássicas trancinhas ou marias-chiquinhas no cabelo, flores também são uma escolha. As saias rodadas com várias camadas e babados também são tradicionais em qualquer arraial. Vale usar camadas de cetim, rendas e adornar com fitinhas.
Músicas para a Festa Junina
Para garantir a animação da festa junina, selecionamos para voce as 10 músicas mais tocadas em festas juninas em 2016.
- Capelinha de Melão
- Pedro, Antônio e João
- Sonho de Papel
- Pula a Fogueira
- São João na Roça
- Olha pro Céu – Luiz Gonzaga
- Numa Sala de Reboco – Luiz Gonzaga
- Quadrilhas – Luiz Gonzaga
- Fogueira de São João – Luiz Gonzaga
- Tei Tei no Arraiá – Luiz Gonzaga
Em que dia é este ano o dia de São João ?
Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do dia de São João, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.
- Dia de São João 2015 : Quarta-feira, 24 de Junho 2015
- Dia de São João 2016 : Sexta-feira, 24 de Junho 2016
- Dia de São João 2017 : Domingo, 19 de Março 2017
- Dia de São João 2018 : Domingo, 24 de Junho 2018
- Dia de São João 2019 : Segunda-feira, 24 de Junho 2019
- Dia de São João 2020 : Quarta-feira, 24 de Junho 2020