Período de privação e jejum antes da Páscoa, a Quaresma é um evento central para cristãos e católicos em todo o mundo. Este tempo de preparação de quarenta dias para a Páscoa permite que cristãos e católicos celebrem a ressurreição de Cristo todos os anos. Se todos conhecem a Quaresma, poucos mexicanos sabem a sua origem e significado. A seguir, respondemos a todas as perguntas sobre a Quaresma.
Origem da Quaresma
A palavra “Quaresma” vem do latim “quaranta” e se refere ao período de quarenta dias em que os cristãos se preparam para a Páscoa. Tradicionalmente, a Quaresma é a última preparação para os catecúmenos que, na noite de Páscoa, experimentarão o baptismo e a Eucaristia. A partir do século IV, este período tornou-se um período de penitência e renovação, marcado pelo jejum e pela abstinência. Até ao século VII, a Quaresma começou no domingo do período de quatro meses. Depois, tendo em conta os domingos em que o jejum foi interrompido, o início foi na quarta-feira anterior à quarta-feira de Cinzas, para respeitar o número quarenta que se refere aos quarenta dias de Jesus no deserto e aos quarenta anos da travessia do deserto pelos hebreus.
Porque a Quaresma dura quarenta dias?
A duração da Quaresma (40 dias excluindo os domingos) refere-se aos quarenta anos passados no deserto pelo povo de Israel entre a sua partida do Egipto e a sua entrada na Terra Prometida. Também se refere aos quarenta dias passados por Cristo no deserto entre o Seu batismo e o início da Sua vida pública. Esta figura de quarenta simboliza o tempo de preparação para novos começos.
Quando começa e acaba a Quaresma?
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na noite do Sábado Santo, véspera da Páscoa.
A Semana Santa – a última semana da Quaresma – que começa com o Domingo de Ramos comemora a Última Ceia, Paixão e morte de Cristo na Cruz.
Na tarde de Sábado Santo e no Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.
Qual é o significado da Quaresma?
No deserto, Cristo conduziu uma batalha espiritual da qual saiu vitorioso. Para seguir o Seu exemplo, não se trata de lutar pela nossa própria força humana, mas de deixar Cristo habitar em nós para que façamos a Sua vontade e sejamos guiados pelo Espírito.
Durante o tempo da Quaresma, somos convidados a dar-nos meios concretos na oração, na penitência e na esmola para nos ajudar a discernir as prioridades da nossa vida. O tempo da Quaresma é outro tempo que nos encoraja a pôr de lado o silêncio e assim ser receptivos à Palavra de Deus.
Jejum
O propósito do jejum é ter sede e fome de Deus e da Sua palavra. Não é apenas um gesto de penitência, mas também um gesto de solidariedade com os pobres e um convite à partilha e à esmola.
Desde 1969, o jejum foi limitado a dois dias, Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa. Se comeres ao meio-dia, só tens um lanche leve à noite. As pessoas com mais de 60 anos, os jovens com menos de 18 anos e as mulheres grávidas estão isentos de jejum.
A abstinência (abstinência de carne) é essencial, além da Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa, todas as Sextas-Feiras da Quaresma e todas as Sextas-Feiras do ano. Além disso, o cristão pode optar por reduzir seu consumo de álcool e tabaco.
Oração
A oração é o encontro com Deus que promove e sustenta o “retorno” a Ele. É inseparável do jejum, que é jejuar “pelo Senhor”. A oração é alimentada pela palavra e pela presença de Deus. Portanto, preenche o vazio causado pelo jejum.
A esmola
A Quaresma é um tempo propício para abrir a porta aos necessitados e reconhecer neles o rosto de Cristo. Viver a esmola é servir Cristo presente em nossos irmãos e irmãs necessitados. Há tantas formas, lugares e momentos na vida cotidiana onde se pode viver a esmola. A oração e o jejum ajudam o cristão a estar disponível e a discernir onde o ato de dar esmola pode ser vivido.
Oração para o tempo da Quaresma
Pai Nosso, que estais no Céu,
durante este tempo de arrependimento,
tem piedade de nós.
Com a nossa oração, o nosso jejum e as nossas boas obras,
transforma o nosso egoísmo em generosidade.
Abra nossos corações para a sua Palavra,
cura as nossas feridas do pecado,
Ajuda-nos a fazer o bem neste mundo.
Que possamos transformar a escuridão
e dor na vida e alegria.
Concede-nos estas coisas através de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém
Quando é a Quaresma ?
A fim de não perder os preparativos para celebrar este importante evento, deixamos-lhe o calendário oficial para cada ano:
- Quaresma 2015 : 18 de Fevereiro a 2 de Abril de 2015
- Quaresma 2016 : 10 de fevereiro a 24 de março de 2016
- Quaresma 2017 : 1 de Março a 13 de Abril de 2017
- Quaresma 2018 : 14 de fevereiro a 29 de março de 2018
- Quaresma 2019 : 6 de Março a 18 de Abril de 2019
- Quaresma 2020 : 26 de fevereiro a 9 de Abril de 2020