Todos os anos a Semana Santa reúne milhões de cristãos e católicos nas ruas e igrejas do México. Embora a maioria de nós pense que a Semana Santa é única no México, a verdade é que não é. É um feriado cristão e religioso celebrado em outras partes do mundo onde o cristianismo é praticado.
Do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, as procissões da Semana Santa e os rituais litúrgicos inundam as ruas do mundo, do Peru à França. Cada lugar tem suas próprias tradições, algumas são muito semelhantes às que acontecem no México, outras são bem diferentes, desde os passeios de peregrinos que chegam a Jerusalém ou as crucificações de pessoas nas Filipinas, convidamos você a visitar as celebrações da Semana Santa ao redor do mundo.
Primeira paragem: Ásia
Semana Santa nas Filipinas
Herdada da colonização espanhola do país, a população filipina é predominantemente católica. As procissões da Semana Santa neste país são provavelmente as mais controversas, pois a cada ano são realizadas representações da crucificação em todo o país. O mais popular é San Fernando (70 km ao norte de Manila). Enquanto as pessoas se chicoteiam, seus rostos encapuzados, para serem perdoadas por seus pecados, outros escolhem a crucificação. Os paroquianos trespassam as palmas das mãos e dos pés para que suas orações sejam ouvidas. Esta prática é fortemente criticada pela Igreja Católica nas Filipinas.
Semana Santa na Índia
Como no México, os hindus realizam procissões com figuras de divindades e desfiles em honra do deus Rama. Como a Semana Santa na Espanha, Ram Navami celebra o nascimento do deus Rama, e é um dos festivais religiosos mais importantes da Índia. Este evento marca o fim de nove dias de jejum e o início de um calendário ritual.
Rama é a divindade mais popular do país. Descendente de Vishnu, ele nasceu na Índia para libertá-la do jugo do demônio Ravana. Centenas de pessoas vão para as ruas, onde os artistas honram várias divindades.
Segunda paragem : América do Norte
Semana Santa nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a celebração da Páscoa é conhecida como “Páscoa” e, embora não haja tradição de grandes manifestações religiosas, há muitos católicos que assistem à missa em dias-chave.
Os piqueniques familiares são comuns lá, onde as crianças procuram o famoso ovo de Páscoa colorido.
Um dos lugares onde vivem com mais ênfase a celebração é na Califórnia, com estagiários de “A Paixão de Cristo” nas muitas igrejas do estado.
Terceira paragem: América do Sul
Semana Santa na Colômbia
Para os colombianos a Semana Santa é o evento mais importante do ano e nas diferentes regiões do território colombiano estão programadas diferentes celebrações, que atraem milhares de pessoas de outras partes do país e do mundo.
Todos os anos, durante oito dias, os paroquianos suspendem as atividades regulares e participam da representação dos grandes mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, através de diferentes cerimônias que têm suas particularidades em cada comunidade.
Várias cidades da Colômbia são reconhecidas no mundo por suas procissões religiosas e pelas atividades programadas durante a Semana Maior, na qual os fiéis devotos participam com grande entusiasmo.
As procissões da Semana Santa de Popayán são celebradas desde o século XVI, tornando-se uma das comemorações mais antigas da Colômbia e fazendo parte da lista mundial de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO. As estátuas das procissões datam do final do século XVII. Seguem os passos de Jesus através de desfiles noturnos no centro da cidade e são acompanhados no seu caminho por centenas de fiéis portadores de velas e arranjos florais.
Semana Santa no Brasil
O Brasil abriga o maior número de católicos do mundo, por isso a Semana Santa é especialmente importante neste país, onde são realizadas procissões e representações religiosas durante estas datas. No município de Ouro Preto, por exemplo, os crentes vestem-se de anjos, uma tradição herdada da era colonial portuguesa.
Semana Santa no Peru
A Semana Santa é um evento muito importante na cultura peruana. Os peruanos estão muito ligados a esta tradição e gastam muita energia e tempo para as celebrações desta semana. As procissões do Senhor da agonia e da dolorosa Virgem são transformadas em tapetes de flores coloridas desenhadas pelos habitantes. Na região de Cuzco, entre outros, 12 pratos são degustados na Sexta-feira Santa em referência à última ceia.
Semana Santa na Guatemala
A cidade de Antígua Guatemala é conhecida em todo o mundo por estas celebrações durante a Semana Santa. Muito coloridos e festivos, estes eventos são, no entanto, muito solenes e são acompanhados por mercados funerários. Os verdadeiros símbolos do sincretismo, as procissões oscilam entre a religião maia e o catolicismo. Por exemplo, as borboletas, associadas a símbolos maias, são frequentemente retratadas nas roupas usadas durante as procissões.
Em algumas áreas, as celebrações da Semana Santa homenageiam Maximón, um ídolo maia.
Quarta paragem : Europa
Semana Santa na Bélgica e na França
Na Bélgica e em França, os sinos da igreja não tocam desde a Sexta-Feira Santa da Paixão até ao Domingo de Páscoa. Segundo a lenda, os sinos voam para Roma durante os dias santos para receber a bênção do Papa e, no regresso, regressam carregados de ovos de Páscoa. À noite, põem os seus ovos nos jardins e assim as crianças se encontram com eles no domingo no jardim da igreja.
Semana Santa na Espanha
A Espanha é um país muito ligado às tradições religiosas. Todos os anos, durante a Semana Santa, todo o país vive ao ritmo das procissões e celebrações religiosas. Para os cristãos, a Semana Santa é a última semana da Quaresma, a época mais importante do ano. A celebração da Semana Santa foi declarada de “interesse turístico nacional” em muitas cidades espanholas, como Huelva na Andaluzia, onde é considerada uma das mais belas da Espanha.
Uma grande multidão de espanhóis e estrangeiros, crentes e não crentes apressam-se nas ruas das cidades para recordar ou simplesmente admirar a passagem destas imponentes procissões de penitentes, alguns acompanhados de música.
Durante a Semana Santa, a principal atração são as procissões, em algumas cidades há até mesmo várias por dia. As confrarias vão em procissão à catedral, igreja ou basílica. Ao longo da sua viagem, cada uma destas congregações dirige as suas “pegadas” ricamente decoradas, que servem de suporte para as esculturas que normalmente se encontram nos locais de culto, representando cenas de paixão. Enquanto algumas procissões decorrem em silêncio e sobriedade, outras são ricamente decoradas, grandiosas e acompanhadas de música.
Semana Santa na Itália
Visitar a Semana Santa na Itália é uma experiência. Em todo o país há festas populares, procissões, ritos religiosos, representações sagradas, feiras e tradições que recordam a Paixão de Cristo. No norte se celebra o Bormio (Sondrio), um rito para celebrar a chegada da primavera abençoando cinco cordeiros ao mesmo tempo. Em Florença celebra-se o Scoppio del Carro, onde uma carroça é puxada por bois brancos desde a Plazuela del Prato até a Catedral de Florença. E, claro, Roma celebra a impressionante Via Crucis e a Santa Missa do Domingo de Páscoa em torno da Praça de São Pedro.
Semana Santa na Alemanha
Na cidade de Stuttgart, o bairro de Bad Cannstatt reproduz a carga da Cruz durante as celebrações da Semana Santa. Esta tradição nasceu dos trabalhadores católicos alemães e dos imigrantes italianos. O caráter de Jesus carrega a cruz pelas ruas da cidade, enquanto os alto-falantes fazem orações e leituras.
Semana Santa na Suécia
Na Suécia, a tradição é que as crianças saiam às ruas e peçam doces disfarçados de bruxas. Então, à primeira vista, eu poderia falar de uma espécie de “Halloween”, mas esta tradição é realizada para proteger contra bruxas voando entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa. Aqui, como em muitos outros países, os ovos de chocolate são uma tradição.
Semana Santa na Hungria
Na Hungria, o Domingo de Páscoa e a segunda-feira seguinte são feriados nacionais. A Páscoa no país da Europa Central é celebrada com uma refeição especial e uma curiosa tradição chamada “Locsolkodás”, que tem lugar na segunda-feira de Páscoa. Nesse dia, os jovens de ambos os sexos lançam água às mulheres, uma tradição que deriva de um antigo rito de fertilidade antes do cristianismo.
Última paragem: Médio Oriente
Semana Santa em Jérusalém
As procissões que se realizam em Jerusalém são sem dúvida as mais solenes. Todos os anos, uma multidão impressionante se reúne nesta cidade altamente simbólica por ocasião da Semana Santa. Muitos eventos são organizados em Jerusalém. Em particular, há a procissão da Via Crucis na Via Dolorosa, que traça a viagem feita por Jesus antes de sua crucificação. Para os protestantes, uma cerimônia também é organizada na Sexta-feira Santa no Jardim do Túmulo, que seria o local do sepultamento e da ressurreição de Cristo.
Não perca as datas da Semana Santa
- Semana Santa 2015: 29 de Março a 6 de Abril de 2015
- Semana Santa 2016: 20 a 28 de Março de 2016
- Semana Santa 2017: 9 a 17 de Abril de 2017
- Semana Santa 2018: 25 de Março a 2 de Abril de 2018
- Semana Santa 2019: 14 de Abril a 20 de Abril de 2019
- Semana Santa 2020 : 5 de Abril a 11 de Abril de 2020