O que é o Tríduo Pascal

triduo pascal brasil

O Tríduo Pascal começa na Quinta-feira Santa e termina no Domingo de Páscoa. Durante este tempo, os cristãos celebram o coração da sua fé: a morte e a ressurreição de Cristo.

triduo pascal brasil

A palavra “tríduo” vem do latim (três, “tri”, e duo, “dia”). É um “período de três dias” que começa na Quinta-feira Santa e termina no dia de Páscoa e termina na Sexta-feira Santa. Estes três dias constituem o centro de gravidade de todo o ano litúrgico. Sucessivamente, os cristãos comemoram a última refeição de Cristo com seus discípulos, sua prisão, sua crucificação e sepultamento, e sua ressurreição dos mortos.

Neste único movimento a Igreja celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo. Deste modo, manifesta-se o vínculo essencial entre o modo como Cristo vive e morre, “para dar a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15, 12) e a sua ressurreição dentre os mortos. Ele manifesta que a existência de Cristo, vivida na cruz, é acolhida e salva por Deus.

Na quinta-feira à noite, os cristãos celebram a Última Ceia, que é a última refeição que Jesus tomou com os seus discípulos. Naquela noite, Jesus partilha com eles o pão e o vinho, instituindo assim a Eucaristia: “Farás isto em memória de mim. Nessa mesma noite, ele lavou os pés dos seus discípulos, o que significa que os cristãos devem viver na caridade e no serviço: “Este é um exemplo que vos dou. Sempre naquela noite, ele lhes dá um mandamento novo: “Amai-vos uns aos outros”. Em memória deste dia, os cristãos assistem à missa. Eles refazem o acto de lavar os pés.

Na sexta-feira, Jesus é julgado por Pilatos e condenado à tortura da cruz. Ele é flagelado e crucificado entre dois ladrões. Naquele dia, os cristãos assistem a um culto durante o qual eles se lembram desta morte na qual eles vêem a salvação do mundo. Jesus oferece a Sua vida. Pela sua morte, Jesus está associado aos sofrimentos dos homens. Nesse dia, os cristãos observam um tempo de jejum e abstinência. É um dia de lembrança e oração.

O Sábado Santo não acontece. Este é o grande silêncio do túmulo. É um dia de luto, de solidão, de profunda lembrança. Não há celebrações. Jesus une a morte em todo o passado, presente e futuro dos defuntos, trazendo-lhes assim a sua salvação. Na escuridão, a luz da Páscoa já brilha.

Sábado à noite é a Vigília Pascal durante a qual os cristãos celebram a ressurreição de Cristo. É uma grande festa durante a qual lemos os textos bíblicos que traçam a história da aliança de Deus com os homens. É também nesta noite que se celebram os baptismos dos catecúmenos. Jesus é o primeiro homem a passar da morte para a vida. Ele inaugura uma nova vida.

“Não procureis o vivo entre os mortos”: a palavra do anjo diante do túmulo vazio ressoa durante o tempo pascal (até Pentecostes). O Domingo de Páscoa é a melhor festa cristã.

Quando é a Semana Santa ?

A fim de não perder os preparativos para celebrar esta importante semana, deixamos-lhe o calendário oficial para cada ano:

Consulte nossos outros artigos sobre a Semana Santa

[metaslider id=1077 cssclass=””]